Atualizando em 25/06/2010: Decidi não permitir mais que usem o meu blog para fazer apologia a terapias que não aprovo. Só permitirei comentários falando da sua experiência pessoal com o tratamento alternativo em questão e mesmo assim só se tiver o link para um post em seu próprio site demonstrando seu engajamento a favor dessa terapia.

A história do médico italiano Tullio Simoncini que diz ter descoberto que o câncer não existe, mas é apenas uma reação do nosso corpo a uma infestação de um fungo, mais especificamente o da cândita, tem tudo para se tornar uma notícia viral com jeito de hoax.

Todas as características estão lá no email que recebi:

  • O nome do médico não é citado
  • A paranóia “eles não querem que você saiba”
  • Links para vários artigos, mas nenhum científico

Esse caso é meio complicado pois o médico realmente existe e afirma mesmo ter descoberto que o câncer pode ser curado simplesmente lavando o tecido atingido com uma solução aquosa com 20% de bicarbonato de sódio.

Aqui vão os links:

Me faz lembrar o cara nos EUA que afirma que a maioria das doenças modernas são simplesmente porque bebemos pouca água…

Perdi um dos meus melhores amigos de infância para o câncer, a gente brincava em Cabo-Frio quando tinhamos uns 11 ou 12 anos, ele não chegou aos 15… Tenho parentes que estão enfrentando o câncer agora mesmo.

É claro que a gente deseja imediatamente que a solução seja assim tão simples!

Pode até ser, mas é necessário pensar claramente e desconfio que há algo errado na teoria do Dr. Tullio Simoncini.

Aliás ele mesmo utiliza bastante o argumento da teoria da conspiração (“eles não querem que você saiba”) que é uma ótima ferramenta quando você não tem como provar o que está dizendo: “eles estão encobrindo”

Pensei nas seguintes perguntas a serem respondidas:

  1. Se o câncer ocorre ao redor de uma infestação de cândida qual é a dificuldade em demonstrar que ela sempre está ali? Deveria ser fácil provar a teoria
  2. Qual é o interesse em abafar o fato? Suponho que seria o de impedir a queda das vendas dos medicamentos para quimioterapia, mas gostaria que ele apontasse isso claramente
  3. Entendo a indústria farmacêutica impedir o governo e a mídia, mas o que tem impedido os médicos e associações de vítimas do câncer?
  4. Mesmo que se comprove a presença de cândida em todos os casos de câncer é necessário explicar como o fumo ou certos alimentos favorecem a infecção por cândida (que à propósito é parte da nossa flora natural até onde sei).

Pesquisei um pouco e encontrei um artigo no SCIELO (que costuma ser bem sério) demonstrando que menos de um terço dos casos de câncer na boca estão associados ao fungo cândida (que a propósito faz parte da nossa flora normal).

No Yahoo! Answers tem uma resposta desqualificando sensatamente as suposições do dr. Tullio Simoncini.

O golpe mais duro está no blog Dokter Lutser (em Inglês) que expõe denúncias de fraude e conta boa parte da trajetória do médico..

Além disso dar falsas esperanças pode ser um veneno mortal, por isso eu seria cauteloso ao repassar essa informação e mais ainda em indicar esse tratamento.

Faça sua prórpria pesquisa, consulte seu médico e use seu próprio senso crítico.

Links

Tem um post muito bom no Lablogatórios intitulado Bicarbonato de sódio NÃO cura o câncer.

O artigo Bicarbonato de sódio FUNCIONA contra o câncer mostra uma pesquisa que demostra que realmente esse tratamento pode reduzir a metástese, ou seja, impedir o alastramento do câncer, mas continua não havendo qualquer sinal de que o câncer seja na verdade uma infecção por fungos ou que possa ser curado apenas com bicarbonato de sódio.

Uma possibilidade real de cura pode estar no dicloroacetato (DCA) de acordo com uma pesquisa de Evangelos Michelakis (pesquisador de câncer da Universidade de Alberta), entretanto, conforme alerta do HypeScience no artigo “A grande indústria farmacêutica está ignorando a cura do câncer?” a indústria não está apoiando as pesquisas pois a droga tem baixo valor de revenda. Verifiquei as fontes e a pesquisa parece séria.

Imagem: Ken Beath – Fungo Vermelho