Fungos, cândida bicarbonato e a cura do câncer

Fungos, cândida bicarbonato e a cura do câncer

Atualizando em 25/06/2010: Decidi não permitir mais que usem o meu blog para fazer apologia a terapias que não aprovo. Só permitirei comentários falando da sua experiência pessoal com o tratamento alternativo em questão e mesmo assim só se tiver o link para um post em seu próprio site demonstrando seu engajamento a favor dessa terapia.

A história do médico italiano Tullio Simoncini que diz ter descoberto que o câncer não existe, mas é apenas uma reação do nosso corpo a uma infestação de um fungo, mais especificamente o da cândita, tem tudo para se tornar uma notícia viral com jeito de hoax.

Todas as características estão lá no email que recebi:

  • O nome do médico não é citado
  • A paranóia “eles não querem que você saiba”
  • Links para vários artigos, mas nenhum científico

Esse caso é meio complicado pois o médico realmente existe e afirma mesmo ter descoberto que o câncer pode ser curado simplesmente lavando o tecido atingido com uma solução aquosa com 20% de bicarbonato de sódio.

Aqui vão os links:

Me faz lembrar o cara nos EUA que afirma que a maioria das doenças modernas são simplesmente porque bebemos pouca água…

Perdi um dos meus melhores amigos de infância para o câncer, a gente brincava em Cabo-Frio quando tinhamos uns 11 ou 12 anos, ele não chegou aos 15… Tenho parentes que estão enfrentando o câncer agora mesmo.

É claro que a gente deseja imediatamente que a solução seja assim tão simples!

Pode até ser, mas é necessário pensar claramente e desconfio que há algo errado na teoria do Dr. Tullio Simoncini.

Aliás ele mesmo utiliza bastante o argumento da teoria da conspiração (“eles não querem que você saiba”) que é uma ótima ferramenta quando você não tem como provar o que está dizendo: “eles estão encobrindo”

Pensei nas seguintes perguntas a serem respondidas:

  1. Se o câncer ocorre ao redor de uma infestação de cândida qual é a dificuldade em demonstrar que ela sempre está ali? Deveria ser fácil provar a teoria
  2. Qual é o interesse em abafar o fato? Suponho que seria o de impedir a queda das vendas dos medicamentos para quimioterapia, mas gostaria que ele apontasse isso claramente
  3. Entendo a indústria farmacêutica impedir o governo e a mídia, mas o que tem impedido os médicos e associações de vítimas do câncer?
  4. Mesmo que se comprove a presença de cândida em todos os casos de câncer é necessário explicar como o fumo ou certos alimentos favorecem a infecção por cândida (que à propósito é parte da nossa flora natural até onde sei).

Pesquisei um pouco e encontrei um artigo no SCIELO (que costuma ser bem sério) demonstrando que menos de um terço dos casos de câncer na boca estão associados ao fungo cândida (que a propósito faz parte da nossa flora normal).

No Yahoo! Answers tem uma resposta desqualificando sensatamente as suposições do dr. Tullio Simoncini.

O golpe mais duro está no blog Dokter Lutser (em Inglês) que expõe denúncias de fraude e conta boa parte da trajetória do médico..

Além disso dar falsas esperanças pode ser um veneno mortal, por isso eu seria cauteloso ao repassar essa informação e mais ainda em indicar esse tratamento.

Faça sua prórpria pesquisa, consulte seu médico e use seu próprio senso crítico.

Links

Tem um post muito bom no Lablogatórios intitulado Bicarbonato de sódio NÃO cura o câncer.

O artigo Bicarbonato de sódio FUNCIONA contra o câncer mostra uma pesquisa que demostra que realmente esse tratamento pode reduzir a metástese, ou seja, impedir o alastramento do câncer, mas continua não havendo qualquer sinal de que o câncer seja na verdade uma infecção por fungos ou que possa ser curado apenas com bicarbonato de sódio.

Uma possibilidade real de cura pode estar no dicloroacetato (DCA) de acordo com uma pesquisa de Evangelos Michelakis (pesquisador de câncer da Universidade de Alberta), entretanto, conforme alerta do HypeScience no artigo “A grande indústria farmacêutica está ignorando a cura do câncer?” a indústria não está apoiando as pesquisas pois a droga tem baixo valor de revenda. Verifiquei as fontes e a pesquisa parece séria.

Imagem: Ken Beath – Fungo Vermelho

Comments

  1. lili says:

    pessoal como vcs são tomér; olha eu tenho candida to me tratando com bicabornato de sódio e tá dando certo, pessoal nos temos q tentar de alguma forma em alguem se, nos ñ tentamos ñ vamos saber se vai dar certo ou ñ

    1. Roney says:

      Oi! É a nossa saúde que está em jogo, né? Não dá para ir fazendo qq coisa que dizem e deixar de cuidar de jeitos mais sérios.

      Tem que ver que candidíase e câncer são duas coisas muito diferentes!

      Vi um artigo que pode ser útil:
      http://www2.uol.com.br/assuntodemulher/esp_vag_02.htm

    2. rodnei magiolo says:

      lili por favor me diga como voce faz a receita eu fui diagnosticado com gordura solida no figado que esta deslocando o rins vou faser uma avaliaçao com um cirurgiao mas por enquanto gostaria de me tratar com bicarbonato sinto muitas dores por favor me ajude e que deus o abençoe!

      1. Roney says:

        Olha, me sinto na obrigação de dizer que tudo indica que esse suposto tratamento é ineficaz. Procure um médico sério, creio que no SUS mesmo vc deve achar vários. Foi onde minha esposa foi mais bem tratada há alguns anos.

        Quanto ao suposto tratamento que critico nesse post ele é uma intervenção cirúrgica que envolve a injeção direta da solução sobre a área atingida.

        Simplesmente beber uma solução de bicarbonato não teria efeito e, naturalmente, o procedimento sem um cirurgião habilitado é impossível.

  2. Clay Nesher says:

    A minha esperança esta na engenharia genética e também em novas drogas e na mudança de pensamentos de quem realmente pode fazer a diferença, é claro também e não se pode ingenuo e fechar os olhos para o fato de laboratórios terem até mesmo a cura de muitas doenças, mas pelo fato de muitos acionistas investirem somas enormes de dinheiro nas industrias farmacêuticas, a cura de algumas doenças prejudicaria os negócios bilionários que são gerados pelos medicamentos de uso continuo.
    Infelizmente a medicina virou um negocio lucrativo, num mundo onde se visa o lucro certo e continuo, em detrimento da humanidade.

    1. Roney says:

      Só para retuitar as suas palavras :)

      Sim, a engenharia genética deve ser uma das nossas maiores esperanças na cura de várias doenças (e o mapeamento de proteínas). Sim os laboratórios escondem muitos remédios e supervalorizam outros. Sim, temos que ficar de olho em alternativas naturais ou mesmo em placebos pois não importa a forma da cura, importa o efeito.

  3. Lisandro says:

    Bicarbonato de sodio não mata, portanto, como tratamento auxiliar pode ser utilizado. Veja maIS NA NET

    1. Roney says:

      Colar de miçanga também não mata, será que posso usar como tratamento auxiliar? ;-)

  4. RODRIGO says:

    Bom dia, estou correndo atrás de vários médicos para tentar um possível tratamento para o meu pai.

    Paciente com 65a, que está com uma biópsia que pode levantar possibilidade de origem em vias biliares extra ou intra-hepáticas. Chegaram a conclusão de Painel imuno-histoquímico associado aos aspectos histológicos de adenocarcinoma moderadamente diferenciado infiltrativo em tecido hepático.

    Marcadores específicos de origem em pulmão, tubo digestivo e próstata não reagentes.

    Gostaria de saber se eu consigo alguém para atender meu Pai.

    Agradeço muito pela atenção e espero que me retornem o mais cedo possível.

    Muito Obrigado

    1. Roney says:

      Rodrigo, sou apenas uma pessoa como você… Minha sogra teve câncer assim como vários familiares ou amigos. Alguns se curaram, outros infelizmente não :-(

      O que sei sobre essa doença horrível é que temos que tratar dela com todo afinco!

      Sou do Rio e sei que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é um dos principais centro de excelência no Brasil. Tenho certeza que tem outro em Sampa, mas não lembro o nome agora.

      O principal é que você não relaxe no tratamento formal do seu pai. As promessas como a que comento nesse email podem até ser usadas como algo a mais se o médico permitir, mas nunca em substituição ao tratamento convencional, certo?

      Espero que seu pai fique curado!!

  5. MArcos says:

    Sobre o câncer e sua cura, assista este documentário.

    http://www.youtube.com/watch?v=mhgNMh5mPnk&feature=share

  6. Magda Vargas says:

    E agora que foi divulgado oficialmente pela comunidade científica internacional, que a maioria dos cânceres tem como origem em agressão aos tecidos por fungos e ou bactérias? Esse profissional que foi chamado de no mínimo irresponsável não merece um reconhecimento público de que ele pelo menos em parte está certo? Assim tem sido ao longo da história, sempre tem quem além de duvidar (o que é saudável) ainda menospreza e repudia com veemência (tirada do fundo da sua ignorância) o conhecimento alheio.

    1. Roney says:

      Que alguns tipos de câncer envolvem infestação de fungos sabe-se faz muito tempo, mas isso não implica em terem sido causados pelos fungos e nem em poderem ser tratados com cirurgias para lavar o tecido.

      Passe os links para os artigos científicos que você está citando.

  7. rosangela couto falbo says:

    Oi rodnei magiolo,descobri a pouco tempo q a casca da abóbora de pescoço,batida no liquidificador c/um copo de agua e tomado em jejum ,faz uma limpeza no figado.Eu estou fazendo esse tratamento pq tenho colesterol alto e meu filho está c/sérios problemas no figado…..Nós estamos nos sentindo mto bem,o site q li a matéria é sitioterraesaúde(o poder curativo da abóbora),.Espero te-lo ajudado,mande noticias.

  8. EJ says:

    O Fato é que, em mais de 100 anos de pesquisa ainda nem sequer acharam a origem do câncer, é uma doença que mata milhões provavelmente vai matar alguns de vocês que estão lendo isso! Ainda não se sabe poque o bicarbonato funciona contra o câncer, más também ninguém prova o porque não funciona! Como a AIDS que ainda não há cura? Existe apenas medicamentos para que o paciente possa conviver com a doença, governos de todo o mundo gasta bilhões com isso. Pequisas recentes no câncer aponta para medicamentos para que o paciente possa conviver com o câncer se é que isso é possível! Será que há interesse em curar ou fazer com que você conviva com a doença! Pense sobre isso! E Viva o capitalismo!!