20121221-182627.jpg
Fonte: Astropt

Nós nascemos preparados para entender nosso lugar no Universo, como viemos a existir, como funcionam nossa mente e instintos?

A ciência moderna nos permite conhecer quase todo o processo que levou à formacão da matéria, das primeiras estrelas, galáxias, planetas, dos aminoácidos, das primeiras cadeias de carbono replicadoras, da vida e dos símios que deram início à nossa espécie através da seleção nos ultimos seis milhões de anos.

No entanto não precisamos de nenhum desses conhecimentos para viver na sociedade que criamos onde continuam prevalecendo as capacidades sociais tão características do reino animal, principalmente nossos primos primatas.

Além das habilidades comuns temos que aprender a lidar com um fluxo constante de informação, a responder ao estresse intelectualmente e não fisicamente (quando a coisa pega no escritório não adianta atacar ou fugir, só raciocinar resolve esse tipo de problema) e a viver em um mundo que em quase nada se assemelha com nosso habitat natural.

O colégio e faculdade nos prepara para sermos produtivos nesse mundo virtual de empregos, sistemas econômicos e atividades. Chega a nos mostrar fatos científicos, mas não tem a missão de nos ensinar a pensar cientificamente e nem filosoficamente para responder a questões existenciais.

Para explorar nossa natureza genética e memética temos que ir muito além das capacidades que a evolução nos deu, temos que aprender o pensamento científico e o filosófico.

Diante disso resolvi fazer uma série de vídeos sobre o pensamento científico e depois sobre o filosófico.

Os três primeiros são introdutórios:

  1. Nossa mente falha: fui às ruas com o mentalista Leonardo Martins fazer uma experiência e depois conversamos sobre “bugs” da nossa inteligência
    [youtube]0QNvxGalUzQ[/youtube]
  2. Falácias e Lógica: Muitas vezes achamos que estamos sendo racionais, mas estamos cometendo falácias.
    [youtube]_2OOhK7h5Hc[/youtube]
  3. Metodologia Científica: como usar a lógica para descobrir quando nossas intuições sobre o Universo estão corretas e ver o mundo como é e não como gostaríamos que fosse.
    [youtube]NRnMJgjuRlY[/youtube]

A partir desse post farei um para cada vídeo e, em todos eles, tentarei entremear informações científicas com o método de pensamento que leva às hipóteses, teorias e leis científicas. Assim espero conseguir fazer com que cada um deles seja uma contribuição para divulgar o pensamento científico.

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais