Página antiansiedade sobre a Covid-19

Em tempos de crise podemos ceder ao impulso de tentar prever o futuro, mas isso gera ansiedade e nos leva a fazer besteiras.

Então decidi (veja quem sou eu) fazer esta página sempre atualizada com o que é importante: o que devemos fazer exatamente agora? Se houver mudanças atualizo.

O que fazer? Recomendações abaixo.

Status dez/2021: Use máscaras N95/PFF2 sem válvula evitando aglomerações, lugares mal ventilados ou fechados.

  1. A máscara cirúrgica é suficiente ao ar livre, mas use a PFF2 ou pelo menos uma de pano sobre a cirúrgica se tiver que entrar em lugar fechado ou mal ventilado;
  2. Tome as vacinas: 3ª dose e gripe;
  3. Vacine as crianças;
  4. A higienização das mãos, roupas e compras não é crucial, mas são bons hábitos que protegem também da gripe.

Atualizada: 28/12/2021 – Manter os cuidados (no quadro verde) é essencial para o fim da pandemia evitando novas variantes como a Ômicron, que tem levado à necessidade de uma 3ª dose. O site sobre a covid-19 da Organização Pan-Americana de Saúde tem informações recentes e link para o painel da WHO sobre a covid-19.

Boas notícias

26/12/2021 - O app Conectsus volta a gerar a carteira de vacinação

Atualização está disponível nas lojas de aplicativos iOS e Android. App estava fora do ar há 13 dias e voltou a funcionar nesta quinta-feira (23).

Fonte: Jornal online G1.

Out/2021 - Graças às vacinas casos e mortes no Brasil caem consistentemente

O Brasil entra em novembro com mais da metade da população totalmente vacinada. Os casos novos e mortes caem consistentemente desde julho/2021 apesar do avanço da variante Delta quem vem causando surtos em outros países até tão vacinados quanto o Brasil. Uma possível explicação é que, infelizemente, muitos brasileiros tiveram a covid-19 antes de vacinarem conseguindo assim uma proteção extra.

Mas, lembre-se: não brinque com a sorte. Continue usando a máscara, principalmente em locais fechados ou aglomerados e evite aglomerações.

Fontes: Live sobre a covid-19 em 21/10/2021 e Our World in Data

Mar/2021 - Vacinas e lockdown estão funcionando muito bem

Após o lockdown adotado na Inglaterra e em Israel seguido de vacinação dos mais velhos (acima de 85 anos na Inglaterra e 64 em Israel) vê-se intensa redução de internações e mortes entre os mais jovens pela ação do lockdown e a queda ainda maior de internações e mortes de idosos demonstra a eficácia da vacinação.

O lockdown sozinho é capaz de conter eficientemente a pandemia como se vê em Portugal, onde a vacinação ainda segue lenta.

Fonte: live de virologista (também tem conteúdo tenso)

Fev/2021 - Temos vacinas

Várias vacinas se mostraram seguras e eficazes como Coronavac, Moderna, Pfizer, Oxford, Sputnik V, Soberana entre outras.

A Fiocruz afirma que ainda é capaz de suprir grande parte da nossa necessidade de vacinas ao longo de 2021 e o SUS tem capacidade e infraestrutura para vacinar a população até o fim do ano.

Dependemos apenas de vontade e competência política.

Importante: se você tem privilégios e pode se vacinar fora da ordem não faça isso pois o que detém uma pandemia é a vacinação da população mais vulnerável e que presta serviços essenciais como entregas, medicina, educação. Use seu privilégio para se manter em distanciamento.

30/11/2020 - Quatro vacinas praticamente prontas para 2021

Demorei a trazer essa notícia para não causar ansiedade trazendo falsas esperanças, mas quatro vacinas estão praticamente garantidas (seguras e eficazes). Duas podem ser produzidas no Brasil (Fiocruz e Butantã) e outras duas precisam de alto resfriamento, mas já é fantástico que a ciência tenha produzido 4 vacinas tão rápido e podemos ter boas esperanças de fazermos a vacinação ao longo de 2021.

Enquanto isso continue praticando o isolamento da melhor forma possível e demais cuidados (quadro verde). Estamos no caminho!

Fonte:Diversas, mas tb esse vídeo, que pode gerar ansiedade: Vacinas e segunda onda.

22/08/2020 - Índice de contaminação desce a 0,98. Entenda.

Pela primeira vez desde abril o índice Rt fica abaixo de 1 (0,98) que, se mantido, leva à redução da pandemia. No entanto é importante manter o isolamento até que esse índice caia abaixo de 0,8.

Fonte: Nexo (clipping)

20/07/2020 - Contaminados que mantém distanciamento social podem desenvolver forma mais branda.

Estudo com 354 soldados suíços que pegaram covid-19 sugere que ela pode nem mesmo se desenvolver se você pegar, mas mantiver o isolamento social em seguida.

Fonte: Oxford Academic 

22/06/2020 - Pesquisa FAPESP: tratamentos e estudo da covid-19

A ciência e a prática médica trabalham dedicadamente para entender a covid-19 e desenvolver tratamentos em meio à pandemia.

Avanços tem sido feitos, mas é vital entender que a melhor garantia de que estamos seguras e não fazemos mal a outras pessoas continua sendo evitar ao máximo sair de casa e seguir as recomendações do quadro verde à esquerda.

O link a seguir é para um vídeo da FAPESP de 8/06/20 explicando um dos tratamentos que tem funcionado para quem fica em estado grave.

Os efeitos da covid-19 no corpo – Pesquisa FAPESP

09/06/2020 - 10 Vacinas em fase clínica

Em breve serão iniciados no Brasil testes clínicos (em humanos) da vacina em desenvolvimento por Oxford. O teste será em 2 mil pessoas no Rio de Janeiro e São Paulo na linha de frente de tratamento da covid-19.

São 133 vacinas em desenvolvimento, 10 em fase de testes clínicos.

No entanto é vital manter o afastamento físico, principalmente no Brasil, pois os testes podem ser demorados.

Proteja-se! Siga o quadro verde à esquerda.

Fonte: Artigo no O Globo sobre a vacina de Oxford que será testada no Brasil (aborda o quadro geral)

06/05/2020 - Dados do Bem ajuda a entender e enfrentar a doença

Iniciativa sem fins lucrativos, ela permitirá a criação de mapas de distribuição da Covid-19, a identificação de concentração de transmissão e a análise da evolução da imunidade na população.

Visite: Dados do Bem.

17/04/2020 - O isolamento funciona e pode melhorar

Apesar do índice de isolamento social no Brasil estar abaixo do ideal pode-se constatar que ele faz efeito. Precisamos melhorar, mas esse é o caminho. Fonte: Our World in data – Gráfico.

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fevereiro de 2021: Se tiver que sair…

Para muita gente ficar em casa já não é possível, seja por falha do governo ou das empresas para se ajustarem, seja pelo custo emocional.

Felizmente a essa altura já aprendemos bastante sobre a transmissão e sabemos que os riscos são menores se:

  • Lugar fechado bem ventilado: ficar poucos minutos sempre usando máscara PFF2 e evitando falar;
  • Lugar fechado mal ventilado como escritórios: Senão puder evitar use a máscara PFF2 todo o tempo, mantenha distância se tiver que conversar (nunca retire a máscara) e higienize sempre as mãos;
  • Lugar aberto bem ventilado e sem aglomeração: use máscara (preferencialmente PFF2/N95) e procure manter 2m de ditância se interagir com alguém.

Procure distrações em casa

Depois de um tempo de quarentena nossa mente pode tentar nos iludir criando justificativas para sairmos de casa.

Rotina é de ouro

Procure criar uma rotina de trabalho e lazer lembrando sempre de manter contato com os amigos e amigas!

Se mexa!

Exercícios são essenciais para lidar com estresse e ansiedade. Mais para baixo tem sugestões

 

Como se higienizar

Água e sabão é o ideal. Na rua use ácool 70%.

Higienização de alimentos e ambiente

Para verduras e frutas soluções de cloro e para limpeza desinfetantes

Sintomas da covid-19

Ligue para a ouvidoria do SUS: 136. Os sintomas são tosse, febre e dificuldade para respirar ou respiração curta

 

DICAS

Dicas

Quando ir para a rua?

Somente para cuidar das necessidades essenciais de mercado (alimentação, limpeza) ou saúde (remédios)

Tratamentos para o Sars-CoV-2

Existem vários tratamentos em teste, mas eles serão ministrados apenas por médicos em caso de internação. Se você tem apenas os sintomas de uma gripe sem problemas respiratórios trate como uma gripe normal.

Depois de curados quando deixamos de ser contagiosos?

De acordo com a OMS o ideal é fazer dois testes consecutivos que indiquem que estamos curados. Alternativamente podemos esperar duas semanas depois que os sintomas sumirem.

Equilíbrio Emocional

Equilíbrio emocional

Z

Cuidado com o excesso de informações

Tente não se conectar o tempo todo às notícias, isso eleva a sensação de incertezas e aumenta preocupações.Se perceber que isso te faz mal dê um tempo,faça coisas que dão bem estar, filtre a qualidade e quantidade de informações e procure compartilhar histórias positivas

Z

Faça coisas que gosta

Aproveite o tempo disponível para pegar um livro na prateleira, ouvir uma boa música, ver uma série, ligar para um amigo.

Z

Aproveite para colocar as coisas em ordem

Arrume o armário, cuide da casa, organize as fotos guardadas na nuvem, cuide das plantas e faça coisas que ocupem e relaxem sua mente.

Z

Se conecte com pessoas

Use um tempo do dia para conversar com amigos à distância, converse com quem mora com você sobre o dia a dia ou como está se sentindo. Não se isole.

Z

Cuide do seu corpo

Procure fazer exercícios e se alimentar de forma saudável. Relaxe, pratique meditação e alongamento. Evitar o abuso de álcool ou drogas faz diferença na sua saúde física e mental.

Z

Pratique a resiliência

Tente perceber o que pode aprender com tudo que está passando, olhe a situação de forma realista sem entrar em pânico. Descubra o melhor jeito de passar por isso e lembre-se que não durará para sempre.

Z

Tente estabelecer uma rotina

Tente fazer as coisas nos mesmos horários criando uma rotina de trabalho e autocuidado, isso ajudará o dia a passarde um jeito mais organizado e tranquilo.

Z

Não pare seu tratamento

É normal sentir nervoso ou medo, mas se você está em tratamento não pare a medicação e entre em contato com seu médico ou médica se sentir piora nos sintomas.

Z

Peça ajuda se precisar

Se você perceber que está com sobrecarga, ansiedade, depressão ou pensamentos de se machucar ou suicídio procure seu médico, psicólogo ou familiar e não esqueça do CVV – 188

Comunicação

Vendo os amigos on-line

Ferramentas gratuitas para videoconferência em grupo:

ATIVIDADES

Atividades para a quarentena

Lazer

Livros grátis

 O tweet abaixo (clique na imagem) é uma sequência do canal Vá Ler um Livro com uma infinidade de fontes de livros e vídeos ligados à literatura. É um dos melhores canais de literatura no YouTube.

Saúde física

Exercícios

O canal Saúde na Rotina fez uma playlist QuarenTreinos que são vídeos de poucos minutos com tipos variados de exercícios.

ida conectada

Google em casa – Trabalhe, estude e mantenha sua saúde em casa

O Google elaborou uma página com diversos artigos e dicas de conteúdo e ferramentas para fazer o máximo possível em casa. É a página Em Casa – Cresça com o Google.

Conhecimento científico

Como o Sars-CoV-2 funciona – vídeo animado

Entenda como a doença funciona para desmitificar a ameaça. Pode ser incômodo. Avalie seu grau de ansiedade.

Esse outro vídeo, em português, tem mais detalhes sobre os sintomas e desenvolvimento da covid-19. Achei mais tenso, no entanto ajuda mais a identificar nosso caso.

ALTRUÍSMO

Altruísmo

Compras para os idosos

Se você tem um vizinho ou vizinha idosa que more só pode ir no mercado para eles, trazer as coisas, higienizar e entregar na porta. Serve para outras pessoas em grupo de risco.

Avise para as pessoas em situação de rua

Quem está em situação de rua pode nem saber bem o que está acontecendo. Tem várias iniciativas para informá-los e ajudá-los a se cuidar. Pesquise alguma nas suas proximidades, junte-se a outras pessoas para criar isso.

Colabore com o comércio local

Os mercados, vendas, padarias, restaurantes e hortifrutis locais sofrerão muito mais com a paralização do que grandes redes, dê preferência para encomendar coisas neles.

Funcionários

Mande para casa quem trabalha para você e continue pagando durante a crise.

Entregadores

Dê boas gorjetas para eles e vá pegar as coisas na porta tanto para protegê-los quanto para poderem fazer mais entregas. Cada entregador tira dezenas, talvez centenas de pessoas das ruas, mas eles tem sido hostilizados por pessoas que tem medo deles estarem contaminados.

Aguardando sugestões

Deixei alguns espaços vagos para receber sugestões ou para quando eu aprender algo novo que ajude. Se você chegou até aqui a página deve estar sendo útil! Sua colaboração com ideias será importante!

Envie sugestões

11 + 4 =

FAQ

Perguntas Frequentes

O isolamento social está dando certo?

Atualizado até 7 de abril de 2020

Começam a surgir sinais de que sim e, o mais importante, é que o Brasil iniciou o isolamento bem cedo.

As próximas duas semanas serão importantes para medirmos como estamos indo.

Me diga algo real que me acalme

Nós sabemos exatamente o que fazer para lidar com essa epidemia:

  • Isolamento social
  • Testar o máximo de pessoas para medir o que está acontecendo

A maioria dos Estados parece estar implementando um nível de isolamento suficiente para deter o pior e os testes estão chegando e poderemos calibrar melhor as medidas a tomar.

Gatos e cachorros podem pegar covid-19?

Está tudo bem com eles e seus donos!

Foram registrados uns raros casos e eles passam pela contaminação sem apresentar sintomas sérios e não transmitem para seus donos.

Como evitar a crise econômica?

Estamos fazendo o certo também nesse ponto ao implementar o isolamento social.

A maioria dos estudiosos de história e economia apontam que, principalmente em uma sociedade com tanta economia digital como a nossa, a redução da circulação das pessoas não causa um impacto tão grande quanto a desestabilização de ter uma quantidade muito grande de pessoas sem poder trabalhar por estarem doentes.

Se todos que podem ficarem em casa os que precisam sair para distribuir e produzir alimentos e cuidar de outras áreas essenciais também estarão mais protegidos da covid-19.

Já existem tratamentos?

A melhor coisa que podemos fazer é praticar o afastamento físico para que o mínimo possível de pessoas peguem a doença.

Para a enorme maioria de quem pega o tratamento é o mesmo necessário em casos mais agudos de gripe e, se pouca gente pegar, terá leito para todos.

Existem vários tratamentos em estudo como a transfusão de plaquetas de pessoas que se recuperaram.

Os tratamentos em geral tem como objetivo reduzir o tempo entre a internação e alta dos pacientes.

Já existe uma vacina?

A grande solução nesses momentos iniciais da pandemia é bem conhecida: quem puder fique em casa o máximo possível e é um grande alívio que essa medida até simples possa nos ajudar tanto, inclusive quem fica em casa protege quem não pode ficar.

As vacinas só devem ficar prontas no primeiro semestre de 2021 se os nossos cientistas e médicos forem muito rápidos, mas essa tem sido a previsão.

SUPORTE

Rascunho: Pontos de suporte

Apoio psicológico online

Este espaço precisa de colaboração. Se você tiver indicações, por favor, use o formulário de contato mais acima ou o formulário de contato do site clicando no botão abaixo.

Localize postos de saúde

Este espaço precisa de colaboração. Se você tiver indicações, por favor, use o formulário de contato mais acima ou o formulário de contato do site clicando no botão abaixo.

Orientação médica online

Este espaço também precisa de colaboração. Se você tiver indicações, por favor, use o formulário de contato mais acima ou o formulário de contato do site clicando no botão abaixo.

Ponto de saída da segurança desta página: Os links a seguir levam a fontes de informação confiáveis, mas sem filtro para quem sente ansiedade – Organização Panamericana de Saúde/)OMS, Ministério da Saúde, Acompanhamento dos casos (no Instagram) Análises diárias no Lagomdata; Informações técnicas: Twitter, Telegram ou YouTube

Pin It on Pinterest

Share This