Imagem: Material promocional

Em pré-lançamento nos EUA por 749 dólares já com uma câmera 360º clip-on incluída o Essential é um lançamento de um dos criadores do Android (Andy Rubin).

Sou muito prático com gadegets em geral e raramente compro um topo de linha preferindo o melhor custo/benefício (meu atual é um Moto G4 Plus), no entanto esse celular é realmente interessante, inclusive pelos conceitos envolvidos.

Em primeiro lugar tem especificações de topo de linha como 4GB de ram, 128GB de armazenamento (não suporta expansão de memória) e processadores rápidos.

Ele também já vem com um conceito de tela infinita que, provavelmente dominará os modelos nos próximos anos.

O corpo troca o vidro e alumínio que tem caracterizado os modelos mais avançados por cerâmica e titânio resultando em um aparelho alegadamente mais resistente e ainda tão leve e fino quanto os atuais.

Tem carga rápida USB e dock que o carrega por indução.

Completando as características de hardware temos ainda a câmera e módulos anexáveis semelhantes aos do Moto Z, no entanto mais elegantes e aparentemente um pouco mais inteligentes.

A câmera traseira na verdade são duas, uma delas captura apenas tons de cinza o que é um conceito bem interessante para melhorar a qualidade da captação de luz combinada com a câmera colorida.

Dos lados das câmeras ficam os conectores magnéticos onde acessórios podem ser acoplados (a princípio a câmera 360º e um carregador externo de bateria).

Em relação às inovações o aparelho apresenta dois conceitos:

Em primeiro lugar, mas não mais importante, ele não tem a marca gravada em nenhuma parte. A ideia do fabricante é que o celular é um dispositivo seu, compõe a sua identidade e não a da empresa que o fez. Pode parecer pouco, mas acho muito interessante memeticamente.

E, finalmente, a ideia de que o celular deve poder ser expandido modularmente graças aos módulos mantendo-se atual. Claro que isso não poderá ser usado para torná-lo mais veloz, no entanto a ideia é muito interessante para garantir recursos como câmeras cada vez melhores e até armazenamento externo sem a necessidade de comprar um novo. Vejamos para onde eles a levam.

Vá visitar o site: https://www.essential.com/