Notei que nunca escrevi um post sobre antivírus aqui.
A razão para essa omissão é que eu assumi que eles não são capazes de proteger os leigos e quem não é leigo sabe evitar os vírus sem um programa que faça isso. Principalmente depois que a Microsoft incluiu um no sistema de segurança do Windows.
No entanto quem sou eu para dizer “você não precisa de um antivírus”?
Há mais de 20 anos não uso nenhum deles. A última vez que peguei um vírus foi em algum momento na última década do século passado e não usei nenhum conhecimento hermético ou capacidade especial para consertar o sistema. Muitas pessoas com conhecimentos medianos de computação nunca pegaram um vírus em seus computadores.
Isso me levou a perguntar:
Quem precisa de antivírus e quais são os mais indicados?
Quem precisa é qualquer pessoa que queira sentir um pouco mais de segurança e tranquilidade ou aquelas que não tem intimidade com computadores, mas precisam usá-los… Bem, atualmente quase todo mundo precisa ao menos de um smartphone para acessar até serviços públicos.
Mesmo com essa proteção é recomendável procurar aprender pelo menos o essencial como não clicar em um link estranho, reconhecer um link estranho, não aceitar instalar um aplicativo novo estranho, saber identificar um aplicativo novo estranho etc. Você que está lendo esse post com certeza conhece alguém que pode te ensinar essas coisas ou é, você mesma, a pessoa que pode ensinar a outras. Seja uma boa pessoa e auxilie as outras nos primeiros passos!
O que faz e como escolher um antivírus
Os antivírus atualmente não se limitam a vigiar o que está acontecendo na memória do computador ou que está tentando se instalar para identificar o que é malicioso e bloquear. Eles protegem de sites maliciosos, identificam arquivos perigosos no computador que podem (e devem) ser apagados, vigiam operações financeiras e alguns até incluem VPNs básicas.
Vamos a alguns que acho que devem ser considerados para fornecer alguma segurança.
- McAfee: Está em primeiro lugar apesar de ser justo o que mais critico porque ele tem a “mania” de vir pré-instalado porque a Intel o comprou por uma fortuna faz décadas. Ele tem problemas de segurança e volta e meia se envolve em alguma controvérsia ética.
- Kaspersky: Pulei logo para um dos meus preferidos quando usava antivírus no fim do século passado. Ele continua sendo bem avaliado inclusive em sua versão gratuita (mas lembre-se sempre de verificar o modelo de negócio do que é gratuito e ver de que forma ele te transforma no produto). Talvez o ponto mais controverso é que originalmente era uma empresa russa e tem um atrito internacional aí, mas hoje os servidores ficam na Suíça e eles dizem ter se tornado um negócio internacional.
- AVG: Acho que implico mais com ele do que com o próximo, mas em seu começo ele tinha algoritmos meio toscos e insuficientes. Hoje ele é citado persistentemente em análises sobre os principais antivírus.
- Avast: Teve uma época que o experimentei e cheguei a instalar nos computadores de amigues. Ela comprou a AVG em 2016 e já andou envolvida em 2019 com desconfiança de coletar dados de usuários através de extensões para o Mozilla. Mais uma vez: sempre analise o modelo de negócio da prestadora de serviço.
- Bitdefender: Deixei esse por último muito embora me pareça até mais recomendável que o Avast ou o AVG, mas não o conheço bem. Ele também costuma ser citado entre os melhores em artigos recentes e tem boas avaliações.
Tem uma infinidade de outros como o Panda, mas não consigo levar a sério um antivírus chamado Panda hehehehe! Alguém o defenda nos comentários, por favor.
O objetivo desse post é mostrar alguns antivírus e pacotes de segurança mais recomendados, mas a pesquisa é a mãe da segurança. Inseri links de alguns sites bons sobre software como ZDnet e PCMagazine. Sempre vá a boas fontes em busca de informações.
Infelizmente até mesmo as boas fontes de informação falham consistentemente em explicar como funciona o modelo de negócio das versões gratuitas ou mesmo das pagas. Sempre procure se informar sobre isso, principalmente ao escolher um serviço de segurança. É o último caso em que você vai querer ser o produto em vez do cliente.
Links úteis
- Antivírus Windows ainda são necessários? (Inglês)
- Sessão sobre antivírus no Tom’s guide (Inglês)


Deixe um comentário