- É muito complicado, são tantos perigos!
- Não quero nem pensar nisso, já tem muita coisa para me preocupar
- Ah! Não tenho nada a esconder ou a perder mesmo
São três das principais reações quando pergunto às pessoas como elas se mantém seguras online, mas desconfio que a segunda está presente em algum nível em quase todas as razões para não cuidar da privacidade, anonimato e segurança.
Também desconfio que esses posicionamentos geram, em algum nível, tensão e ansiedade, que são as duas coisas principais que esse blog pretende ajudar a eliminar: nós merecemos tranquilidade!
Vamos começar pela segunda, então: Não pensar em segurança e privacidade resulta em muito mais perda de tempo do que dedicar uma tarde para saber o que fazer. O tempo que perdemos recuperando uma senha, lembrando de uma senha, criando uma senha, avisando para as pessoas que um perfil nosso em alguma plataforma foi roubado, lidando com centenas de spams no email (ou desistindo de usar email), tudo isso pode ser evitado.
E não é difícil. Usar um gerenciador de senhas, um mascarador de email e uma VPN (na ordem de mais importante para menos importante) já é 90% do caminho andado.
Posts relacionados
- Rachel Tobac e social hacking
- Estamos assistindo a um golpe techno autocrata?
- Firefox e a sua privacidade
- “Preciso de dicas de segurança pra celular”
- Por que privacidade importa
- Verificação em 2 etapas (2FA) e o Twitter
Clique para ver todos os posts da categoria Privacidade e Segurança
Guia para a Civilização Cibernética
Abaixo estão reunidos os principais posts desse site em seis grandes áreas.










