Esse assunto é segundo mais importante do século (o primeiro é a mudança climática pelo aquecimento global).
Inteligência Artificial no entanto é um assunto muito mais vasto e muito menos conhecido, portanto mais difícil de explorar em um texto simples e rápido como esse será.
Sendo assim você terá que acreditar em mim por enquanto, certo?
A questão é que nós humanos achamos que temos vantagem por termos consciência, no entanto ela nos atrapalha em 99% das atividades humanas, incluindo empregos.
Esse percentual não é um chute, é baseado na hipótese de que apenas 1% das atividades humanas são criativas.
Toda atividade que pode ser resumida a análise lógica e objetiva será melhor executada por inteligências artificiais: diagnósticos médicos, análises econômicas (e até avaliações do mercado de bolsa de valores), administração, operação de máquinas (incluindo carros e caminhões), catalogação de fósseis, estudo de genética… A lista é vasta.
Enfim, quem não é artista não terá mais emprego a partir de 2050 (talvez antes).
O vídeo levanta a ideia de que uma das soluções para evitar uma crise gigantesca é a proliferação de IAs de código aberto como o Tensor Flow do Google.
No entanto algumas das IAs mais avançadas são tecnologias proprietárias o que pode massas de pessoas excluídas.
É uma visão bem apocalíptica e aparentemente impossível (e por isso disse que você terá que confiar em mim por enquanto – e acompanhar o que escrevo aqui no FB, no blog etc), no entanto pode ser uma visão míope do que está por vir.
O que você pode fazer?
Minha sugestão de ouro tem sido buscar a realização das pequenas coisas, investir no que há de lúdico em você, desenvolver habilidades criativas e, acima de tudo, não projetar sua realização pessoal em sua realização profissional.
A propósito… Talvez esse seja um grande erro dos dois últimos séculos… Os séculos do mito do herói em que todos queremos ser os destruidores da Estrela da Morte.