Uma rede social de videos de menos de um minuto. Para que pode servir isso?
Se você é uma pessoa ligada nas redes sociais há um tempo dirá que, se não deu certo com o Vine e o Instagram já tem os stories certamente o Tik Tok não passa de uma modinha que vai evaporar em breve.
Os tempos são outros e temos ao menos uma grande mudança (não citada no vídeo mais abaixo que serviu de base para este post): o cansaço mental e verdadeiro colapso cognitivo que temos enfrentado.
Nesse cenário uma rede de vídeos curtos demais para causar estresse e uma cultura local que se caracteriza por procurar causar prazer ou satisfação tem potencial para explodir e não apenas entre os jovens.
Alguns fatos sobre ele:
- Ele pertence à chinesa Bytedance, uma empresa similar ao FB
- É o app de rede social mais baixado dos EUA
- Tem mais de um bilhão de usuários
- Dá lucro, um bom lucro
A característica mais importante:
A timeline dele é construída por uma inteligência artificical que praticamente elimina a ação do usuário.
Podemos curtir vídeos, claro, e seguir pessoas, mas nossa TL será definida realmente pelos vídeos que nos chamaram mais a atenção. E ela é muito boa nisso.
Ainda é cedo para falar do impacto dela, de como sua cultura se definirá com o tempo, mas deixo esse post aqui como uma primeira reflexão e base para um próximo quando, e se, ela se popularizar viralmente.