Pois é… Um blog da Wired diz que o blog está morrendo e se faz uma polvorosa na blogosfera! 😉
Os argumentos do cara até são razoáveis, mas o que mata um meio é outro melhor. O livro matou o contador de histórias, bem na verdade ele o tirou do centro do cenário cultural, mas ai estão os mestres de rpg e os tradicionais contadores de história que continuam encantando adultos e crianças.
O email também vai morrer porque vamos deixar de usá-lo para repassar vídeos, ppts, fotos e correntes virais… Tolice! Vamos usá-lo menos e para coisas mais específicas.
Os blogs serão destruídos pelas redes sociais?
A questão é que o blog não é “a coisa”. A Coisa é a transformação da Internet em uma rede de pessoas mais ou menos comuns (o acesso à Rede ainda não é tão democrático assim) que se manifestam e trocam informações eliminando fronteiras que eram intransponíveis até o final da década de 90.
Tenho preferido o termo memesfera a blogosfera. A memesfera seria todo meio propício à troca de memes (idéias, costumes, culturas etc) e começaria ali na sua sala de estar onde você pensa com seus botões, passaria pela mesa de bar ou pelo auditório da faculdade e explodiria em milhões de possibilidades na digitosfera (acabo de inventar isso, não sei se outros já o fizeram) que é a esfera digital onde os memes se propagam: Internet, televisão, rádio, CDs etc.
A melhor coisa que acontecerá à blogosfera é sua morte, ou seja, a migração de todos que não tem nada a dizer para meios mais especializados em copy&paste. Isso deixará a blogosfera para quem prefere tentar ser original.
hmmm..
sei lá…
meme vem de memento, de memória, é uma marca que serve para lembrar coisas, um bloco de rascunho onde se anotam coisas… é, até que faz algum sentido mas hmmm sei não…
🙂
Acho que só eu chamo de memesfera, mas puxo mais pela definição do Dawkins ou da Susan Blackmore.
Não sei se o nome pega pq usam meme para se referir aos virais. Mas enquanto não criam um nome melhor vou usando esse 😉
🙂
Eu não gosto nem de blogosfera, nem de memesfera, nem de digisfera, nem de… Não gosto de esferas. Não acho nem que seja uma esfera. Tá mais para um fractal.
Bjins implicantes
fractomeme, fractoblog, blogofracto, memefracto… Já nos acham esquisitos (com razão) por nos apresentarmos como “guias de colonização da blogosfera”… Adorei a idéia, mas tenho medo de ser internado no Pinel se começar a usar isso! 😉
lol