Não é interessante que em um planeta onde cada pessoa está separada de outra por apenas seis graus de separação seja tão difícil criar uma mensagem que atinja todas as pessoas?
Pense bem… Tenho um conhecido que é colega de infância de um jogador de futebol que se tornou internacionalmente famoso e chegou a conhecer o Papa (o João Paulo). Entre eu e o Papa seriam apenas dois graus de separação.
Se é assim porque será que não conseguimos espalhar a paz pelo mundo inteiro? Porque há tanto conflito entre nós e os amigos, dos amigos, dos amigos, dos amigos, dos amigos dos nossos amigos?
O que acontece é que essa é uma longa distância apesar de nã parecer. Pelo menos offline.
Na década de 60 do século passado quando essa distância foi medida foram usadas cartas. Dá para imaginar que o teste deve ter demorado alguns meses.
E na era do retuite?
E a coisa vai mais longe. Uma pesquisa recente do Sysomos revelou que no Twitter quase 50% das pessoas estão separadas por apenas quatro graus.
Isso significa que um tuite e 5 retuites de sorte podem levar a mensagem para todos os milhões de frequentadores do Twitter. E geralmente essa propagação se dá em menos de 60 minutos.
Não se trata de fantasia. Estão ai #forasarney, #putafaltadesacanagem e #coelholaw para demonstrar.
Essa visibilidade é o que toda empresa procura e várias agências de marketing prometem, mas deixarei esse assunto para outros ou para minha breve reflexão no posterous: Com quem a empresa deve falar online?
O que me interessa aqui é o estudo de como o fenômeno acontece.
Porque uma mensagem se propaga e outra não?
Em geral os especialistas parecem crer que o segredo está em achar os formadores de opinião. Era assim nos tempos da tv e do rádio…
… Não, não era!
As mensagens sempre se viralizaram independente do poder do canal de tv e na época haviam apenas 6 canais.
Na Internet há dezenas de milhares de canais, aliás, há mais de um milhão apenas no Brasil: blogueiros, tuiteiros, videologueiros e outros produtores de conteúdo.
Essa semana apresentei um safari pela Internet para uma turma de pós graduação em Marketing Digital no Senac.
Desde sempre o “formador de opinião” foi a força da ideia, mas na Internet isso fica extremamente claro. Basta observar a quantidade de memes virais que se iniciam em um grupo restrito de pessoas e a fórmula é simples.
Se uma ideia é boa não importa muito que ela seja apresentada por alguém que está sendo ouvido por 10 ou 10 mil pessoas. Se a ideia é ruim de nada adianta empurrá-la para 10 milhões de pessoas… Lembre-se do Segway…
Da próxima vez que você quiser espalhar uma ideia invista nela, não em quem vai passá-la adiante.
Gostaria de enviar uma menssagem à todos os internautas , como faço ?
A seguinte menssagem :
Fui campeão estadual e nacional em marcenaria em 1996 , agora lancei um curso online grátis e um pago sobre marcenaria , e também um pequeno livro digital , explicando como uma pessoa se torna um campeão , dá dicas de como chegar lá e como vencer na vida . Acesse : http://www.buzzero.com.br , e entre em artes/artesanato e para o livro , auto-ajuda . Será que podem enviar esta menssagem para mim ?
O que eu tentei dizer no post usando mais palavras é: Não tem como mandar uma mensagem para todos os Internautas, mas uma boa mensagem é capaz de “se mandar” para todos os Internautas. Entende?
Tem várias coisas que você pode fazer para tentar dotar a sua mensagem com esse poder, mas não tem uma fórmula bem definida.
Vc poderia ajudar muito sua ideia se divulgasse o link direto para ela em vez de um site onde a pessoa ainda tem que navegar atrás dela…
Então, mais uma pessoa deixou um comentário aqui achando que magicamente ele se espalharia para todas as pessoas online (e portanto para todas as pessoas do planeta).
Pelo jeito realmente as pessoas não lêem posts…
Só para reafirmar: o segredo está na mensagem. Se você tiver uma mensagem que todos queiram ouvir e repassar você alcancará muita gente.
A mensagem em questão era mais um exemplo de ódio e desprezo pela vida, uma campanha a favor da pena de morte, essa coisa abominável que, através de uma lógica torcida, muitos religiosos defendem, justo os que deveriam ser os últimos tentar se investir de poder divino sobre a vida e a morte.
É claro que jamais passarei aqui uma mensagem a favor de matar pessoas, não importa quem sejam já que, apesar de ser tecnicamente ateu vejo a vida e a consciência como uma das poucas coisas sagradas no Universo. Matar o que não se ajusta não impede que surjam outros desajustados, apenas a compreensão pode nos ajudar a criar uma civilização mais pacífica e sábia.
Gostaria de enviar um pedido de ajuda para um rapaz que tive a oportunidade de conhecer e hospedar em minha casa por dois dias em SP, ele era um rapaz saudável até os 19 anos, mas a 4 anos atrás uma doença pareceu derrepente, deixou-o sem os movimentos do corpo, ainda não foi encontrado algum diagnóstico dessa doença, ele já passou por médicos de vários Estados do Brasil e ninguém descobre o diagnóstico. Ele mora em Guaranhus/PE e não tem condições de ir ao Exterior para buscar um tratamento mais avançando, Pois, se os internautas tomasse conhecimento dessa história e cada um ajudasse com R$ 1,00, a mãe dele poderia leva-lo para o Exterior. Foi feito uma reportagem do caso dele na V&C (Mãe sofre com doença de filho sem diagnóstico médico) está na internet.
Você pode ajudar o Plínio. O telefone é o (87) 3761 0245. A conta bancária da mãe do Plínio é a seguinte: Banco do Brasil. Agência 1402-8. Conta 2763-4. Obrigado
sua vida esta boa naõ pior estar a minha trabalho i trabalho i não tenho nada i voçe fica pensano em si matar fasa coisas boa que a sua vida vica boa se voçe axa que eo mareso alguma cosa essa e a minha conta poupansa caixa xxx
Por Odin! Que comentário é esse? Não dá para entender quase nada! E o que dá para entender não tem nada a ver com o post!
Estou s/ dinheiro, quero ser um milhonário, se todos internautas depositarem um real na minha conta,me farão um milhonário ! OBRIGADO A TODOS
Reli Alves
Bradesco- Ag.:1487 – c/p.: 1002977-5
Brasil