celeb-twitter-ecosystemComo encontrar um lugar no movimentado ambiente cibernético? Que papel adotaremos? Como vamos filtrar as informações que fluem sem interrupção?

Alguém tem uma idéia, tira uma foto, escreve um artigo ou crônica, testemunha uma notícia, e agora? Como isso se propaga?

E quando se trata de um comportamento?

Antes das possibilidades quase ilimitadas de comunicação da Internet esse fluxo ocorria lentamente de boca em boca, um pouco mais rapidamente em livros e a uma velocidade considerada alucinante através do rádio ou da TV.

Agora a TV é lenta. Ainda é um meio importantíssimo, mas é lento. No entanto isso não vem ao caso agora e sim as nossas funções na produção e fluxo de memes.

Quando entramos na digitosfera passamos para um universo memético diferente onde não somos meros espectadores e os canais de informação são todas as outras pessoas, aliás, nós mesmos nos tornamos canais.

Creio que na digitosfera nos dividimos entre 4 funções básicas: criador, replicador, classificador e modificador de memes.

Seja em blogs ou espaços de interação mais dinâmicos como o Twitter todos fazemos um pouco de cada uma dessas coisas e creio que saber medir e utilizar esses papéis é vital para escapar da armadilha da sobrecarga de informação.

Por exemplo. Em vez de seguir aquele criador alucinado que escreve três piadas novas por hora você pode seguir o Twitter ou ler o blog de um classificador que seleciona somente o que acha que vale a pena. O pulo do gato está em descobrir um classificador com um perfil compatível ao seu.

Em outra situação você pode ter interesse em tudo que for dito sobre Marte e nesse caso pode seguir um replicador que tem um talento especial para descobrir esse tipo de informação.

Pode parecer que estou falando apenas de assuntos chatos como física, filosofia ou política, mas também há criadores, modificadores, classificadores e replicadores de entretenimento. É de onde surgem os Nerds on Japa, Nerds on Grill ou Nerds on Lunch After Event (esse acabo de inventar), ou seja, almoço de nerds após um evento de cibercultura.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais