Alguns participantes da Pillow Fight RJ 2009

Alguns participantes da Pillow Fight RJ 2009 (foto: The Best)

Ontem ocorreu o Pillow Fight, um flashmob iniciado nos EUA que consiste simplesmente em fazer uma grande briga de travesseiros em plena rua diante dos olhares curiosos dos passantes desconectados.

Não há qualquer partidarismo político, preocupação social, ecológica, filosófica ou significado. É mera diversão. Uma tolice, certo? Algo que não devia acontecer.

Errado.

Da mesma forma como as pessoas foram a Woodstock[bb] para se drogar, ouvir música e fazer sexo ou vão à Campus Party para baixar filmes, jogos, músicas, seriados e encontrar pessoas mas acabam moldando novos paradigmas culturais os flashmobs são, na minha opinião, parte dos experimentos dos memes que tornarão nossa sociedade melhor.

Em primeiro lugar eles criam identidade e reforçam as ligações de quem é conectado em oposição aos desconectados. É algo semelhante ao flower power da geração hippie.

Em segundo lugar esses flashmobs são possíveis somente porque o paradigma que vem sendo moldado pelas vozes coletivas da cibercultura[bb] e sociedade hiperconectada do conhecimento vê o outro como uma oportunidade de conhecer novas diversidades e não como um estranho potencialmente perigoso.

Durante um flashmob como esse rostos desconhecidos se tornam familiares e a intimidade de uma guerra de travesseiros é uma interação fora do comum.

Foi interessante, e comovente, verificar como uns quatro ou cinco meninos de rua se integraram perfeitamente ao grupo de quase 300 pessoas que se digladiavam com seus travesseiros sem que ocorresse qualquer mal entendido sério.

Apenas em um momento acompanhei três crianças de rua concentrando suas travesseiradas em uma menina bonita. Ali havia um reflexo da nossa tensão social, mas acabou se diluindo.

Há o que criticar no Pillow Fight? É lamentável que sejam poucos os flashmobs de cunho crítico? Sim, claro, mas o fenômeno com certeza é parte de uma transformação positiva.

Links

Definição de Flashmob no KnowYourMeme (Inglês)

 

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais