Estou impressionado com a quantidade de eventos e pessoas brilhantes que estão se movimentando na memesfera.

O Manhãs Digitais (#mdigitais no Twitter) reuniu hoje na AMCHAM o Nino Carvalho, a Vanessa Nunes e o Carlos Nepomuceno para falar em Web2.0.

Papo de nerd com dicas sobre php, RoR, ASP e Orkut, certo? Errado!

O que se falou, e tenho notado que é o que mais se fala em eventos sobre Internet, foi sobre as mudanças culturais que estão nos fazendo criar a Internet e que estão sendo catalizadas por ela em um efeito bola de neve.

O evento foi bem bolado de forma que um palestrante acabou complementando o que o outro tinha a falar. A propósito, como a Vanessa Nunes bem definiu: ela aprendeu tudo com o Nino que aprendeu com o Nepomuceno.

Para quem não sabe o Nepô é uma das mentes mais brilhantes atentas à cibercultura. E não pense que cibercultura é uma coisa de fã de ficção científica ou de nerds cheios de espinha, eles foram os primeiros e podem exagerar de vez em quanto (inclua-me ai), mas a Internet é parte de algo muito sério como bem disse o Nepomuceno ao observar que as “necessidades individuais estavam esmagadas na era da televisão”.

O quadro que vimos pintado pelos três foi mais ou menos o seguinte, resumindo bastante:

  • Nino Carvalho: A cauda longa é todo mundo. Tem empresa com literalmente 100 mil segmentos e o pessoal que escreve “lã rause” está entre eles, nem que seja segmento de 2 pessoas.
  • Vanessa Nunes: CGU, Conteúdo Gerado pelo Usuário. A empresa precisa estar atenta a isso, aprender a escutá-lo e usá-lo mesmo quando teve 125 “views” apenas.
  • Nepomuceno: A Internet é uma mudança comparável apenas à criação da fala, da escrita e da impressão e vem preencher uma necessidade vital de expressão do indivíduo dando-lhe voz.

Brilhante, não?

O aviso que os tres passaram era mais focado nas empresas e dizia (nas palavras do Nepomuceno) “A Internet é parte de um processo sem volta, é claro que você pode ignorá-lo, mas quem pegar as primeiras senhas será mais viável que os outros”.

Tendo trabalhado mais de 10 anos como consultor em gestão do conhecimento para uma grande multinacional eu pensei em uns 10 posts durante as três palestas, espero que a audiência menos integrada à Internet tenha pensado ao menos em um post ou em uma máxima como “Entendi, a Internet é uma evolução da linguagem e das relações interpessoais. Preciso entendê-la”.

Bem, agora vou ler o post da Patrícia Haddad que também deve ser ótimo e depois anexarei outros abaixo.

Comentários do Nepomuceno (um dos palestrantes).

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais