Ai! As perguntas difíceis que nos fazem! O exercício da futurologia é sempre a garantia de mico futuro, mas vamos lá!

Vou considerar “algum tempo” igual a cinco anos… E que os deuses me ajudem! 🙂

Inteligência artificial

As inteligências virtuais terão chegado ao ponto de receber uma série de parâmetros para realizar uma pesquisa e poderão fazer trabalhos de escola e até teses de doutorado com mais qualidade que muitos alunos humanos e essa é uma das coisas que estaremos fazendo: pedindo a inteligências artificiais para fazer o nosso trabalho.

É bem provável que muitas pessoas mantenham amizades com inteligências artificiais que serão melhores conselheiras em alguns assuntos do que os amigos humanos. Já há pelo menos um sistema semelhante a esse em desenvolvimento pela Microsoft.

Naturalmente a maioria fará isso de forma saudável, mas sempre haverá os dependentes que não serão capazes de pensar por conta própria ou ter amigos humanos.

Talvez já possamos fazer avatares que reproduzam nosso modo de vestir e de falar, esses avatares poderão interagir com nossos amigos humanos ou, quem sabe, com os avatares desses amigos enquanto assistimos. Com menos barreiras sociais pode ser que esses avatares sejam usados para testar a compatibilidade sexual entre duas pessoas, ou seja, se oa avatares “se pegarem” talvez as duas pessoas façam o tipo uma da outra.

Alerta, não confundir inteligência ou mesmo personalidade artificial com consciência artificial, isso deve demorar um pouco mais que 5 anos.

Presença online

Praticamente todas as pessoas em idade escolar ou superior terão um espaço online. Seja um blog, um site concentrador de presenças (redes sociais de que participa) ou uma única rede social mais adequada para os seus interesses (o mais provável é que sejam várias).

As reuniões em metaversos como o Second Life serão comuns entre pessoas que precisam interagir, mas estão fisicamente muito longe.

Tribos de radicais ciberpunks terão implantes que publicarão online coisas como seu humor, fome, excitação etc. Serão poucos, mas em alguns casos pessoas comuns também usarão o recurso para que todos saibam, por exemplo, se está gostando ou não de um filme.

Esses dispositivos medirão coisas como a nossa pulsação e descargas elétricas para deduzir como estamos nos sentido e trabalharão sem que nós tenhamos que nos ocupar.

A mentira online também estará implementada com plugins que dirão que estamos onde não estamos. Essa será outra prática incomum pois, como sabemos, as mentiras tem persistência volátil.

Vários outros dispsitivos avisarão ao mundo  sobre o que estamos fazendo automaticamente, o importante é que se transfira o máximo possível do mundo real offline para o mundo real online que tem sede de informação.

Por exemplo, sistemas de reconhecimento de voz podem transferir nossas conversas telefônicas para registros online (isso também já está em teste) assim como reuniões de negócios.

Cidadania Digital

O processo eleitoral ainda não será plenamente feito pela Internet eliminando a necessidade do eleitor ir à zona (eleitoral), mas inteligências artificiais sintetizarão toda a atuação dos políticos permitindo uma interação muito mais próxima do eleitor com o pollítico interferindo inclusive em suas votações.

É possível que todo eleitor tenha um registro único em um site do governo que poderá ser usado para confirmar sua identidade a qualquer momento sem a necessidade de portar carteiras de identidade.

Sistema Financeiro

Serviços como o paypal podem evoluir para oferecer a pessoas comuns a possibilidade de ser praticamente um banco individual.

Isso será reforçado pelo crescimento do escambo de força de trabalho (como os bancos de horas).

Medicina, Alimentação e Saúde

Ainda não haverá um cadastro central, mas diversas instituições ou profissionais oferecerão cadastros online de todos os fatos importantes sobre a saúde dos seus clientes onde eles poderão fazer um acompanhamento da própria alimentação, prática de exercícios e tendências de saúde (exemplo: tome remédio para resfriado pois vc deve se resfriar nos próximos 7 dias).

Lazer

Os jogos online serão verdadeiros ambientes para exercitar os limites da fidelidade, comprometimento e seriedade das pessoas. Muitos não confiarão em quem não acompanhou pelo menos em uma campanha épica.

Jogos também serão indicados como forma de tratamento para quem tem dificuldades de relacionamento.

Propriedade Intelectual

Haverá diversos programas distribuídos quase exclusivamente por torrent ou tecnologia similar. Apenas os que atingirem certa massa crítica serão migrados para formas de transmissão de massa

O mesmo ocorrerá com livros e já ocorre com músicas

Comunicação de Massa

Analisando memeticamente é uma tolice imaginar que TV, cinema, editoras de livros, jornais e outras formas de comunicação em massa desaparecerão: memes precisam se massificar para se colocar acima dos demais que brigam no caldo básico memético.

No entanto as redes de comunicação em massa estarão fortemente presentes online, emissoras inteiras de TV colocarão toda sua programação à disposição 24h por dia gratuitamente.

Os visitantes poderão ser vistos por outros enquanto estiverem navegando pelo conteúdo dessas emissoras como se todos estivessem em uma mesma sala. Provavelmente poderão definir em seus perfis que tipo de pessoas desejarão ver pois esse filtro é essencial para que o recurso possa ser usado por humanos.

Sistemas de inteligência artificial poderão sugerir a conexão entre outras pessoas que não se encaixam nos filtros criados pelo visitante, mas se enquadram em seu perfil.

Haverá também inteligências artificiais ajudando as mídias de massa a identificar memes que merecem ser promovidos para receber um espaço na mídia de massa (nossa quanta repetição de mídia de massa).

Jogos com conteúdo Coletivo

Inteligências artificiais criarão histórias com base nos conteúdos criados pelas pessoas e seus amigos. Isso será financiado por empresas que inserirão propaganda nas histórias resultantes.

Essas histórias poderão ser em texto, fotonovelas, avatares ou talvez até em vídeo.

Mais ideias…

Tenho mais umas 30 ideias rondando minha imaginação e nem abordei todas as áreas básicas, ainda falta educação e arte por exemplo, mas tenho que sair e sabia que se não escrevesse agora ia demorar ainda mais e seria tarde demais para o amigo que pediu por esses devaneios 🙂

Vou invocar a décima quinta lei dos blogs, a do amadorismo e a terceira lei, a do rascunho, para deixar assim e completar mais tarde ou até em um outro post, ou quem sabe em um texto mais bem elaborado a publicar em pdf?

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais