É comum usar esfera como sufixo para um conjunto de idéias, como em blogosfera que é a voz coletiva formada por milhares de blogs.

A mesma esfera pode ser vista como um ambiente onde esses elementos existem, se influenciam e se adaptam. Como em biosfera.

É uma analogia perfeita já que a Internet é um ambiente perfeito para que idéias e comportamentos se desenvolvam de uma forma bem semelhante à dos genes.

Memesfera portanto é o ambiente onde os memes evoluem. E o que é meme?

De acordo com a Wikipedia meme é qualquer idéia ou comportamento que pode ser transmitido de uma pessoa para outra por aprendizado ou imitação. Alguns estudiosos como Susan Blackmore acreditam que as pessoas podem ser retiradas da equação e meme passaria a ser qualquer informação ou conhecimento capaz de evoluir ((por variação, competição, mutação e hereditariedade) e se reproduzir em um meio, uma esfera.

O conceito de informação que evolui como se fosse um organismo vivo é um pouco louco demais para falar mais nisso agora. Vamos considerar apenas que Memesfera são os meios onde dados, informações, costumes, culturas e conhecimento transitam e se modificam.

Jornais e revistas são parte da memesfera, televisão e rádio são parte da memesfera, seu email é parte da memesfera e o papo de bar é parte da memesfera.

Em outras palavras a memesfera é para o pensamento o que a biosfera é para os organismos vivos.

Decidi criar essa palavra pois sinto que é tão importante entender o ambiente e a evolução da nossa consciência quanto o meio-ambiente e a vida.

Sem uma biosfera equilibrada nossos corpos ficam doentes e nos falta comida. Sem uma memesfera saudável nossa consciência e seu desenvolvimento se deterioram em fundamentalismos e síndromes de pânico por exemplo.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais