Wordcamp Rio de Janeiro

por

in

Talvez seja melhor explicar bem rapidamente do que se trata, porque acho que muita gente não sabe o que é Wordcamp: Estamos diante de um fenômeno “fita K7” hehehe!

Palavras compostas por “camp” se referem a um encontro temático quase sempre em torno da troca de ideias e muitas vezes com palestras e socialização.

Word é de WordPress, o sistema usado para manter esse site e, aliás, uns 43,4% de todos os sites da Internet e 63,1% que usam um sistema gerenciador de conteúdo (para deixar o site mais fácil de manter e mais poderoso). Para ter uma ideia empresas e organizações como a NASA, Microsoft, Facebook, Casa Branca usam o WordPress em alguma parte das suas presenças online.

Essa edição marcou 10 anos do evento, organizado voluntariamente como acontece com as coisas de Software Livre (pesquisa FOSS), e reuniu cerca de 200 pessoas envolvidas com o WordPress de alguma forma para ver 26 palestras em um dia (ontem).

E quem são as pessoas que participam de um Wordcamp? O que elas fazem?

Bem, fiquei surpreso na sexta feira, quando teve um aquecimento com 48 pessoas fazendo contribuições para a comunidade WordPress (coisas como revisar alguma parte do código, traduzir alguma coisa, responder dúvidas da comunidade online) e, introvertido-metido que sou, vi as pessoas reunidas no lobby e fui logo perguntando se era todo mundo de WordPress, e eram, se eram blogueiros. Não eram!

O WordPress nasceu no início do século como um gerenciador de blogs, mas a Internet foi ficando cada vez mais séria, os blogs foram absorvidos por plataformas sociais comerciais mediadas por algoritmos (sim, gente! Blog é conteúdo criado por pessoas, então, se você não é uma profissional de mídia e publica no Instagram, Threads, TikTok, Facebook, então você é uma pessoa blogueira).

Mas, enfim, blogs foram para dentro das plataformas sociais, mas o WordPress foi ficando cada vez mais poderoso e flexível passando a ser muito usado como ferramenta para sites corporativos.

”Ah! Prefiro Wixx”. Sugiro ficar de olho e ir na próxima edição do Wordcamp porque senão esse post vira livro.

Pois, então, quem são e o que fazem as pessoas que vão a um Wordcamp?

Como disse o Cristiano Web na abertura (na foto que ilustra o post): “Esse não é um evento de tecnologia, é um evento de pessoas”.

Um Wordcamp reúne pessoas que tem sites ou blogs, que são usuárias do sistema, com gente que ajuda a mantê-lo e desenvolvê-lo. Conversei muito com o Pinguim, que conheci lá, e participa do Divers for Sharks, que é um usuário de WordPress. Também conheci o Gabriel Cano, que fez uma palestra sobre o uso de IAs GPT como auxílio à programação. Também tinha gente de hospedeiros de sites, cursos de inglês, acessibilidade… É uma tribo diversificada.

Talvez o ponto em comum entre as pessoas em um um evento como esse sejam pioneirismo, profissionalismo (pelo valor dado a ter o controle da própria identidade ou da empresa) e empreendedorismo…

Criei esse blog em 2008, mas blogo desde 2001, e já fui a muitos Wordcamps e eventos da blogosfera e outras coisas de nerd e sempre foi assim: sobre pessoas. A tecnologia é a ferramenta que usamos para nos conectar.

Ali na organização e na plateia tinha gente que conheço desde que eram adolescentes descobrindo a Internet ou já tios como eu. Guga Alves, Richard Barros e Cris Dissat além do Cris Web, mas o que mais vi foram rostos novos e tão desbravadores quanto os jovens lá dos anos 2004 e a diversidade de idade, gênero, raça, cultura etc. é essencial para construir um mundo em que vale a pena estar.

Só pude ficar na parte da manhã porque tinha um aniversário para ir de tarde, mas as palestras serão disponibilizadas online.

Vou recomendar as que acho que devem ser mais interessantes para quem está descobrindo agora o WordPress (na ordem que aparecem no site):

A maioria desses eu também não vi ainda, mas acho que devem ser bons pontos de partida. E não quer dizer que as outras palestras não sejam boas para quem está chegando agora, certo? Todo conhecimento estende os nossos horizontes, inclusive.

Links


Comentários

Uma resposta para “Wordcamp Rio de Janeiro”

  1. Sobre o comentário ”Ah! Prefiro Wixx”, esse tema já foi debatido num Meetup online durante a pandemia, segue o link:

    https://cristianoweb.net/slide/38o-wordpress-meetuprj-wordpress-vs-wix-qual-e-o-melhor-para-o-seu-projeto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.