Mantenho há muitos anos o site do escritor Antônio Torres, que abriga vasta coleção de artigos e resenhas sobre cada um dos 16 livros lançados pelo autor até o momento, além de entrevistas, crônicas, fotos, conferências, vídeos, repercussões internacionais, clipping, etc.
O modelo mais comum de site, com um banner, um menu (retraído para três tracinhos no alto da tela quando visualizado em dispositivos móveis) não era capaz de transmitir ao visitante uma visão clara da extensão do conteúdo do site.
A propósito, dada a importância do autor, é comum que jornalistas e estudantes de literatura consultem o site em busca de informações, muitas vezes usando celulares ou outros dispositivos móveis.
Com isso em mente o site foi reestruturado da seguinte forma:
- Capa com um banner que identifica claramente o autor (imagem que ilustra esse post)
- Menu padrão logo abaixo do banner
- A introdução da Biografia com link para ler o texto inteiro
- Um menu do conteúdo do site que permanece visível quando visualizado em dispositivo móvel
- Um painel com as capas dos 16 livros publicados pelo autor em ordem do mais recente para o mais antigo. Ao clicar em cada capa abre-se a página sobre a obra, que contém links para as resenhas mais recentes sobre elas.
- A página se encerra com uma terceira versão do menu, agora com imagens, tendo em vista os visitantes que são mais visuais.
Apresentação visual

Banner com o autor bem identificado e o menu padrão sob a imagem
Imediatamente sob o banner: Menu padrão que é “colapsado” na visualização em celulares, início da biografia com link para ler o texto completo, um índice que se mantém visível em celulares e, finalmente, uma parte do painel de obras publicadas, que dão acesso às resenhas sobre elas.


Parte do painel de obras publicadas (são 16 até o momento). Ao clicar em cada capa acessa-se uma página com uma sinopse da obra e links para as resenhas mais recentes.
A página é concluída com o terceiro acesso ao menu, dessa vem em forma gráfica para facilitar para os visitantes que são mais visuais.



Deixe um comentário