Esse post é para as pessoas com necessidades comuns de privacidade e que todo mundo devia exercer pelo bem da coletividade. Esse post não se destina a quem tem necessidades especiais de privacidade e segurança.
Vou criticar o Mozilla Firefox e, como vivemos uma época de opiniões enviesadas, achei melhor deixar claro que o uso desde a versão alfa 0.43, quando sequer se chamava Firefox. Além disso ele continua sendo o meu navegador principal enquanto escrevo esse post e continuo a recomendá-lo para a maioria das pessoas.
O Firefox é muito importante por dois motivos:
- Foco no usuário e na privacidade
- Diversidade. Na imagem desse post na verdade só existem duas classes de navegadores Web: O Firefox e os que usam o mecanismo do Chrome. Faltou o Safari, que na prática também é da família Chrome.
Nada impede que um navegador Chrome seja tão seguro quanto o Firefox e existem alguns, no entanto a Mozilla e o Firefox tem uma longa tradição de representar tanto a diversidade quanto segurança e privacidade.
Infelizmente isso tem mudado nos últimos anos e o Firefox vem buscando modelos de negócio que envolvem inteligência artificial e coleta de dados causando crescente desconforto nas pessoas que se preocupam com os princípios da empresa e mais ainda das pessoas que são ativistas da segurança e privacidade.
O caso é realmente sério e resultado da dificuldade em encontrar um modelo de negócios viável, uma forma da organização ser economicamente sustentável. Espero que a mobilização das comunidades mais exigentes façam pressão suficiente para que a Mozilla procure outros caminhos e talvez um conjunto de aplicativos mais coerente do que o atual. Falei um pouco em modelo de negócio num post de 2023 sobre segurança que pode ser útil.
Apesar dos pesares vou continuar indicando o Firefox para a maioria das pessoas, apesar de fazer uma ressalva, porque ainda é o suficiente para a maioria das pessoas e porque entendo que a maioria de nós não quer ser diferente. Aliás vivemos um momento em que o diferente é percebido negativamente, como radical ou conspiracionista, mas isso é assunto para outros posts. O ponto é que mudanças gradativas são mais sustentáveis que mudanças radicais.
Em todo caso, para as pessoas mais curiosas e empolgadas em conhecer novos mundos e novas formas de fazer as coisas, aqui vão umas dicas de outros navegadores seguros que usam o Gecko (o sistema do Firefox) e até alguns que usam o Chromium.
Alternativas recomendadas
Mais ou menos como mais indicado no topo:
- LibreWolf: Tem sido o mais recomendado pela frequência de atualização
- WaterFox: Tem uma boa relação performance / frequência de atualização
- Mullvad: Feito em colaboração com o projeto Tor
- Tor: O mais seguro, mas por isso mais lento
- Mercury: Muito rápido, mas pouco atualizado
Existe uma infinidade de outros navegadores baseados no Firefox, mas alguns são difíceis de instalar ou não tem muito compromisso com a atualização ou são propostas mais experimentais.
Alguns navegadores Chromium seguros:
Fontes
- Sarah Jamie Lewis no Fediverso
- NordVPN
- PC Magazine
- Comparing popular Firefox forks – 2023 – Mihir J
Imagem
Foto de Denny Müller na Unsplash


Deixe um comentário