Em 2017 falei pela primeira vez na importância de ter uma alternativa ao WhatsApp para emergências e também para manter contato com pessoas mais importantes para nós.
O WhatsApp tinha sido comprado pela Meta fazia menos de um ano e já se falava em não ser bom depender de uma única empresa para manter as nossas redes sociais online. Além disso, o WhatsApp já era um aplicativo tumultuado concentrando contatos demais.
Muita coisa aconteceu nos 9 anos que se passaram e hoje faz muito mais sentido não depender tanto da Meta. Além disso, as políticas recentes dos EUA tem gerado insegurança no resto do mundo quanto a dependências de empresas sediadas lá. Isso acontece principalmente na Europa, que vem adotando Matrix:Element, XMPP e outras soluções que não são dos EUA ou são tecnologias livres e de domínio público.
Então percebi que era hora de comentar alternativas ao WhatsApp.
“Já dá trabalho demais usar o WhatsApp”
Creio que esse é o motivo mais comum para as pessoas se retraírem quando falo em ter uma alternativa ao WhatsApp. Além disso, também é muito comum dizerem que não podem parar de usar o WhatsApp.
Penso que essa reação seja, na verdade, um forte sinal de que devíamos mesmo migrar nossos contatos importantes para outro aplicativo: WhatsApp faz parte do ecossistema do cansaço (esse é um bom título para post e tese, hein?).
Imaginamos que usar outro aplicativo vai duplicar a nossa sobrecarga, mas é justo o contrário: ao deixar para o WhatsApp apenas o que não é importante, passamos a ter mais tempo para interagir com quem importa.
Por exemplo, eu mantenho praticamente tudo silenciado no WhatsApp e recebo notificações apenas dos aplicativos que uso para me comunicar com amigues e clientes.
Sugestões de apps de mensagens
Fiquei surpreso recentemente ao ver que pessoas que me conhecem não estão familiarizadas com a diversidade de opções tecnológicas que temos ao nosso dispor. Isso pode significar que não sou um chato que fica evangelizando o tempo todo, mas também significa que estou negligenciando as pessoas, porque diversidade sempre é bom. Pelo menos saber que temos liberdade.
Então segue uma lista, que não é extensa porque opções demais também geram ansiedade e promover a tranquilidade é uma das minhas missões, além liberdade, autonomia…
XMPP
Decidi começar por ele porque, de todos os ambientes para trocas de mensagens, esse é o mais democrático e comunitário. É Internet raiz.
XMPP, Xampoo para os íntimos, é uma tecnologia e não um aplicativo. No linguajar técnico é um protocolo, assim como o email também é um protocolo. Ele serve para criar redes de trocas de mensagens.
Todos os aplicativos que “falam” XMPP podem trocar mensagens entre si e essa nem é a parte mais legal. Vou comentar a parte mais legal já já.
É assim… imagine que o WhatsApp, o Messenger e o Telegram usassem o mesmo protocolo. Você poderia usar o WhatsApp para se comunicar com alguém no Telegram.
A parte mais legal é que é relativamente fácil e barato criar um servidor XMPP, então você provavelmente até já se comunica por ele, por exemplo, parte das comunicações pelo Zoom e os bate-papos de muitos jogos acontecem via XMPP.
Além disso, é uma comunidade com muitos servidores mantidos por pessoas legais e existem muitas salas de bate-papo temáticas que resgatam o senso de comunidade que havia no início das redes socais.
Outra qualidade das redes XMPP é que são menos vulneráveis a bloqueios ou colapsos da Internet.
Alguns aplicativos que conectam em redes XMPP:
- Android:
- iOS
- Desktop
Links:
- O que é o XMPP, o protocolo por trás de muitas conversas? – Hostinger
- Site oficial: XMPP (inglês)
Signal
Costumo indicar o Signal como aplicativo principal de mensagens por dois motivos: ele é muito parecido com o WhatsApp (seria mais correto dizer que o WhatsApp parece com ele) e é uma das melhores opções para a troca segura e privativa de mensagens.
Apesar de não ser uma bigtech e se manter assim por projeto, justamente para garantir que continuará sendo seguro e privativo, está sediado nos EUA e, com a onda atual (justificada) de evitar plataformas sediadas nos EUA, tem gente que prefere não usá-lo. Além disso, é uma plataforma centralizada em um único servidor sob o controle de uma única organização, o que tem seus prós, mas incomoda quem defende que as tecnologias online devem ser descentralizadas e distribuídas (com boas razões). Outro ponto de atenção é que ele permite achar contatos seus pelo número de telefone e, muito embora a Signal garanta que faz isso com um dispositivo que protege os números, é considerado um ponto de fragilidade, mas nada comparado à festa que é o WhatsApp.
Ainda assim é o meu aplicativo de mensagens principal.
O que ele sabe de você?
- Seu telefone
- Quando você conecta
- Com quem você troca mensagens
- Com que frequência
- Há quanto tempo
Links:
- Site oficial do Signal
- Porque o Signal é centralizado (de acordo com a Signal – Inglês)
- Is Signal Safe? – Proton blog
SimpleX
O SimpleX dá alguns passos além na garantia de anonimato. Enquanto o WhatsApp vigia mais de uma dúzia de dados sobre quem o usa, o Signal registra meia dúzia, o SimpleX não pode saber nem mesmo com quem você se comunica e muito menos quem é você.
Ultimamente as imagens que recebo não renderizam muito bem, ficam desfocadas. No mais, a interface é boa e nos sentimos usando o WhatsApp ou o Signal.
O princípio mais forte dele, depois da privacidade e anonimato, é que sejamos donos da nossa identidade, contatos e comunidades, nos permitindo carregar isso conosco se trocamos de servidor.
Também faz parte do projeto deles se tornarem uma plataforma social que implemente redes sociais de fato e não mídias sociais como tem acontecido. Assim como o XMPP existe um ecossistema de comunidades temáticas.
Link: SimpleX
Matrix:Element
Esse é outro que oferece uma estrutura descentralizada e distribuída, como o XMPP, mas é uma tecnologia mais pesada e mais difícil para criar o próprio servidor, mas tem sido bem usado por organizações e governos na União Europeia e tem, sim, quem crie servidores pessoais.
Na prática, vale quase tudo que eu disse sobre o XMPP, com a diferença de que ele tem uma interface mais… elaborada e recursos mais parecidos com os dos aplicativos de mensagens mais conhecidos, como o WhatsApp e o Signal.
Eu estou por lá também se você quiser alguém com quem conversar. Fiz até umas salas de distribuição para o Meme de Carbono.
É interessante como sistema de comunicação para empresas médias a grandes.
Links:
- Site oficial do Matrix
- Matrix nas redes sociais: @matrix@mastodon.matrix.org
Jami
Me senti na obrigação de indicar um aplicativo de mensagens sem servidor, ou seja, em que os dispositivos se comuniquem diretamente.
Atualmente nem tenho o Jami instalado porque, como não tem servidores que armazenam as mensagens, acaba sendo um pouco mais instável. Tem um tempo que não testo, mas algumas vezes ficava lento e outras vezes alguma mensagem se perdia.
Ainda assim é uma boa experiência para quem quer testar um pouco de tudo e pode ser uma solução para quem precisa de muita privacidade mesmo. Ele inclusive funciona sem acesso à Internet se os dispositivos estiverem conectados à mesma rede local.
Link: Jami


Deixe um comentário