Fernando Gabeira
Fernando Gabeira

Para os 49,17% que votaram no Gabeira para a prefeitura do Rio essa é a sensação e talvez seja um fato caso os temores desses 49% se confirmem e EPa (Eduardo Paes) venha a se mostrar apenas mais um político que promete o que precisa para se eleger, mas raramente se empenha em cumprir.

No entanto o que houve foi inédito e maravilhoso!

De um lado havia a campanha padrão de EPa com todos aqueles subterfúgios a que estamos acostumados.

De outro lado havia Gabeira que não partiu para a baixaria, não sujou a cidade e, principalmente, convenceu 49% dos eleitores que é honesto e que cumpriria tudo aquilo que todos prometem, mas não cumprem.

A campanha do Gabeira estava fadada ao fracasso. Ele começou as eleições quase como azarão e reacendeu a paixão voluntária de milhões de pessoas pela política limpa, honesta e séria.

Só há o que comemorar! Lembre-se que vivemos em um país onde o lugar comum é afirmar que político é “tudo corrupto” e que “quero ser vereador para trabalhar duas vezes por semana”.

Praticamente metade desta cidade acreditou com todas suas forças em Gabeira, mas mais do que em Gabeira, nós acreditamos que há políticos sérios neste país! E não votamos com a mídia ou impulsionados pelos subterfúgios que apelam ao preconceito, ao assistencialismo, currais eleitorais ou ao medo para afastar eleitores de um candidato e atraí-los a outro. Votamos com esperança política!

É claro que não há vergonha em ter votado em EPa (a menos quem fez isso por preconceito ou interesse pessoal), vergonha é se omitir do processo democrático como os 27% que exerceram seu direito de não votar e digo isso apesar de ter a impressão que a maioria deles votaria em EPa. É que omissão é algo que considero muito triste.

Agora que terminaram as eleições podemos dar mais um passo maravilhoso já que redescobrimos a fé em algum político. Vou contar um segredo 😉

Não há mau político que sobreviva aos olhares atentos de cidadãos engajados.

Agora é a hora de manter o ânimo que reconquistamos durante a campanha do Gabeira e o direcioná-lo para o EPa!

Já decidi fazer o cheklist das promessas de EPa. Todo mês vou me dar ao trabalho de ver, por exemplo, quantas UPAs (15 prometidas no primeiro ano) ele fez até aquele momento e se está realmente ajudando os dois bairros que prometeu no último debate (alguém lembra dos nomes? Costa Barros e Barros Filho – obrigado @claudiamello).

Agora que ele pegou o timão temos que lembrar dos tripulantes apáticos de Kafka e, já que nosso timoneiro não está lá, garantir que o escolhido trabalhe direito.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais