Não costumo comentar a mesma coisa duas vezes seguidas, mas acho que o resumo que fiz no post O tal do mimimi no Pensaletes ficou bem mais claro que o anterior então lá vai…
Creio que o que causou o mimimi inicial, como disse o Eduardo Roberto, é que muita gente espera encontrar opiniões pessoais e reais ao entrar em um blog ou Twitter.
Artistas como o Marcelo Tas sempre venderam suas imagens para anunciar produtos. Ninguém estranha se hoje a Ana Paula Arósio anuncia a Embratel, amanhã as Lojas Americanas e depois a OI.
Por outro lado, na Internet as pessoas esperam encontrar o Marcelo Tas real, assim como o João, a Maria e o José.
Marcelo Tas mostrou saber bem disso ao se apressar em der explicações e agiu muito bem saindo ileso do evento ao meu ver.
A grande reflexão que fica aqui para quem deseja vender e comprar opiniões é: quanto vale uma opinião que pode ser comprada?
Creio que a tendência é que as marcas aprendam que não precisam mais de celebridades para se comunicar com seus consumidores, elas podem e devem ter seu próprio blog, seu próprio Twitter.
Em vez de comprar blogueiros e formadores de opinião elas devem se concentrar na qualidade que conquistará as opiniões sinceras destes formadores de opinião gratuitamente.
É bem possível que a opinião original e isenta seja um grande valor na futura era do conhecimento e podemos esperar comércios escusos de opinião e grandes escãndalos.
Atualizando em 25/03/2009
Analizando o Twitcounter do Marcelo Tas nota-se que houve um arrefecimento considerável na adesão de novos seguidores. Pode ser uma coincidência ou realmente a possibilidade de venda de opinião incomoda a maioria dos Internautas.
Quero reforçar que gostei da postura do Marcelo e acho que ele merece ter até uma taxa de adesão maior do que a anterior. Em todo caso, não sou eu que decido isso.
Poucas vezes em nossas vidas eu concordei tanto contigo.
Bjs
“Por outro lado, na Internet as pessoas esperam encontrar o Marcelo Tas real, assim como o João, a Maria e o José”… esperar é uma coisa, realmente encontrar é outra. Opinão é um negócio como todos os outros, infelizmente, principalmente no caso de “celebridades” que bem ou mal são formadores de opinião pra gente ignorante. Por isso a regra é questionar, sempre.
Tenho pensado justamente nisso… Em breve as celebridades terão que levar muito a sério suas imagens online ou perderão valor publicitário.
Como já disse acho que o Marcelo sabe bem disso, tanto que logo deixou claro que não houve venda de opinião e nem haverá.
Outra pergunta que cabe é: por quanto tempo as celebridades vazias serão formadoras de opinião?
Fácil… enquanto houverem pessoas ignorantes que não têm condições de questionar. É aquela teoria (da conspiração?) de que a educação não é dada a todos para que continue existindo a massa de manobra, que tem sua opinião formada por celebridades vazias ou meios de comunicação com uma “agenda oculta”.