A DW é uma mídia jornalística séria e buscou bons especialistas, o que acho precocupante:
Decidi colocar na sessão gotas do site e vou marcar apenas alguns pontos, mas merecia comentários mais extensos que vou tentar compensar linkando alguns posts meus.
- Até 2014 as redes sociais comerciais eram de um tipo: tinham poucos algoritmos ou eles eram direcionados a melhorar a conexão entre as pessoas;
- Então é essencial, na discussão sobre o que são hoje as redes sociais e o que se tornarão, levar em consideração as funções que tem sido atribuídas aos algoritmos;
- Preocupa bastante um certo consenso de que redes sociais só são possíveis quando comerciais e moduladas por algoritmos ignorando-se o modelo de redes sociais centrado na interação humana que conduziu sua escalada desde os BBS até se tornarem onipresentes em vários grupos das sociedades. O que entra em colapso é o modelo comercial algoritmico e talvez o caminho seja o retorno a redes sociais naturais.
- Também é necessário estudarmos se os modelos para onde as novas gerações estão indo (vídeos curtos fortemente selecionados por algoritmo) é uma tendência humana ou um filão recém descoberto para dominar a nossa atenção;
- Afinal, conforme a Internet passava a absorver cada vez um percentual maior da humanidade, mais se tornou interessante buscar “formas de manipular essas pessoas da Internet” (post meu de 2009).

Deixe um comentário