Segue o comentário que deixei no vídeo do Henry Bugalho (o vídeo está em seguida):

Dessa vez acho que discordo de vc em quase tudo 😉

Via a entrevista inteira no canal da Folha.

Primeiro notei aqui uma coisa que tenho apontado nas últimas semanas: entra no poder no mundo uma coisa distorcida que estão chamando de direita e, para reagir a essa distorção, surge um tipo de esquerda também distorcida… Talvez delirante seja melhor que distorcida.

Aqui por exemplo vc parece ver o governo do Bolsonaro como entidade e que foi abordada por Lula enquanto ele, na minha opinião, meio que ignorou a existência desse governo chamando até de desgoverno.

Muito mais importante na entrevista dele foi o papel que ele atribui a bancos aos jogos de poder internacionais (EUA) em se aproveitar do Brasil.

Nem concordo com ele que inclusive culpa a mídia de alimentar a desmoralização da política. O que vejo é a falha de políticos incluindo o Lula de perceber que há uma crise da democracia representativa comprometida muito mais em representar os próprios interesses (Debord ainda é atual) e de grandes financiadores.

Também discordo com vc e aqui concordo com entrelinhas do Lula que o anti-petismo cresce, que ele não será visto como um mártir etc.

Nesse ponto acho que vc está como ficou RIchard Dawkins, para mim uma das mentes mais brilhantes ao escrever O Gene Egoísta e lançar a ideia dos mimemes, ao falar de ateísmo: influenciado pelas bolhas que se fazem ver melhor, que fazem mais barulho.

Acho que não temos elementos para avaliar o que a maior parte da população está pensando disso tudo, como essa entrevista chegará às massas a que Lula quer alcançar, as classes CDE.

Até concordo que pode ser uma falha de estratégia… Isso tá ficando longo… Vou guardar no blog tb… Enfim, pode ser falha pq o viés das classes CDE se movimenta para AB conforme aumenta o poder aquisitivo e o acesso ao consumismo e eles podem não se encantar mais tanto pelo arquétipo de Lula.

Sobre ele ter decidido se submeter às leis mesmo em um ambiente onde, pelo menos pelo que ele mesmo diz, as regras do jogo estavam sendo maliciosamente mudadas, me parece que foi uma estratégia baseada em sua experiência e malícia política. Não me sinto em condições de apontar que foi um erro pq não tenho nem uma fração da experiência dele e menos ainda do conhecimento que ele tem dos bastidores. Nisso acho que temos que esperar os efeitos dessa e de outras entrevistas que venham a acontecer.

Eu mesmo no Youtube
Considerações de Henry Bugalho sobre a primeira entrevista com Lula

A entrevista completa com o Lula pode ser vista no canal da Folha:

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais