O ponto mais importante: A questão não é descobrir como convencer os outros, mas perceber o que te faz se apegar às suas ideias.

Nossa vantagem competitiva desse século em diante está fortemente ligada à nossa capacidade de mudar de ideia.

Mas vamos destacar os pontos principais do vídeo, certo?

  1. Quando somos confrontados com evidências de que nossas ideias estão erradas respondemos ativando as áreas do cérebro responsáveis por emoções, resolução de conflitos e julgamento moral em vez das associadas a lógica e raciocínio
  2. Quando achamos um argumento que nos permita manter nossas ideias intactas o cérebro é irrigado por dopaminas fazendo com que nos sintamos ótimos

Mas então como podemos argumentar com os outros (com um pouco de criatividade dá para usar em um diálogo com nós mesmos)?

  1. Ouça atentamente o outro;
  2. Demonstre empatia com os sentimentos dele e mostre que está entendendo seus argumentos (não é difícil se é um diálogo interno)
  3. Mostre como você se sente estimulando empatia também da pessoa por você
  4. (e agora tem uma reviravolta que já explico) Procure influenciar, derivar a seu favor as ideias do outro
  5. Usando o passo anterior e a empatia estabelecida que leva a pessoa a crer que os dois estão em uma missão conjunta para chegar a um objetivo comum, mude a opinião da pessoa.

Esses passos vem da técnica de persuasão dos negociadores do FBI, então busca-se inevitavelmente ser a pessoas certa da argumentação pois, do contrário, reféns serão mortos ou bombas serão detonadas.

Em um diálogo normal com outra pessoa (ou com você mesmo ou mesma) os passos 4 e 5 podem conduzir a uma terceira opinião ou à demonstração de que a outra pessoa estava certa.

Em outras palavras sugiro usar o 4 e 5 para realmente buscar junto com as outras pessoas por ideias melhores, afinal o que nos aprimora é a capacidade de aprimorar nossas ideias e não de provar o tempo todo que elas estão muito bem do mesmo jeito que tem estado há décadas.

Salvar

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais