Ao meu lado no quiosque Viena no Rio Sul. Três senhoras acima dos 60 anos.
“Já pensou? A gente está aqui e entra aquela horda de negros? ”
“Não sou racista, mas eu tenho MEDO!” (eu também. De qualquer horda)
Seguem algumas frases que não entendo e continua…
“Zé povinho! Gente da periferia… Não adianta ter dinheiro, se vestir igual, dá para notar na cara que eles não são desse meio! ”

A impressão é que certos grupos entendem que os grupos sociais não devem ser misturados.

O preconceito é claro para mim, certamente é claro para as pessoas da periferia, que tem dinheiro para vir comprar no shopping, mas são reprovadas pelos olhares de muitas senhoras como essas ao meu lado.

Certamente elas não percebem que o preconceito delas é um afluente que desemboca no rio Rolezinho. Elas são uma parte do fenômeno, simples assim. Não fosse o medo e rejeição delas dificilmente a periferia sentiria necessidade de ir em bandos para os shoppings.

Unidos continuam se vendo rejeitados, mas dividem a vergonha com os outros e sentem-se parte de um movimento.

Se tiver um Rolezinho aqui agora eu terei medo?

Sim! Claro! Sei que gente com a minha aparência olha para esse “Zé povinho” com medo, nojo e desprezo e eles não tem como saber como admiro a determinação, inteligência e disposição para o trabalho que eles tem. Eles não sabem que tenho pelos preconceituosos do meu extrato sócio econômico o mesmo nojo que lhes é dirigido.

Infelizmente todos estamos em risco, em uma tensão belicosa por causa dos preconceitos de cada um dos lados.

Sim! É claro que eles também nos julgam afinal não nos conhecemos pois não somos admitidos no mundo um do outro, não nos vemos como uma sociedade e sim como muitas.

Espero que livros como Jogos Vorazes nos permitam ver que estamos divididos entre capital e distritos, que a capital se sente a senhora da civilização e espera que os distritos façam seu trabalho e não se atrevam a tentar colocar os pés nas suas calçadas.

 

Imagem: <a href=”http://www.deviantart.com/art/River-Crossing-81516331″>Erwinsart</a>

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais