Imagem: Pasar Triwindu, Indonésia – Kukuh Himawan Samudro
Vamos ver se assim fica claro, ok?
João tem uma quitanda.
José tem uma quitanda.
Uma fica de frente para a outra.
São grandes quitandas que todo mundo conhece.
João rouba no peso dos produtos.
José rouba no volume dos produtos.
João e José são pessoas ruins.
Só que as quitandas de João e José tem produtos para quase todos os gostos.
Matias, Márcia, Carlos, Jéssica e o casal Manoel e Joaquim também tem quitandas. São pessoas honestas que não enganam ninguém, mas não agradam a todos por um motivo ou por outro.
Então as pessoas se dividem entre comprar com o João ou com o José.
De vez em quando João espalha um boato sobre José e José espalha um boato sobre o João.
– O arroz de todo mundo tem caruncho, menos o meu! – diz um deles.
– Todo mundo vende carne de vaca louca, menos eu! – diz o outro.
Todo mundo sabe que é mentira, mas como José e João sabem conquistar a simpatia de uns e de outros (“Ah! Vc precisa ficar do lado de quem é do seu lado da rua, né?”) algumas pessoas se organizam em times “Vai João!” ou “Salve José!” e espalham as mentiras dos seus times, mesmo sabendo que são mentiras, afinal é guerra!
Essas pessoas são tão ruins quanto João e José.
Enquanto elas não se juntarem às que procuram Matias, Márcia, Carlos, Jéssica e o casal Manoel e Joaquim a vizinhança continuará dividida entre as pequenas e grandes mentiras.
É verdade que as quitandas honestas são pequenas, muitas vezes estão escondidas em vielas e quase sempre são peças de fantasia, mas, se os clientes exigirem cada vez mais que a verdade e a honestidade esteja acima de tudo, até João e José terão que agir diferente.
Eu até já falei que não é tão simples, que não basta os clientes serem honestos (vídeo) e exigirem honestidade, mas ninguém vai discutir que clientes desonestos só atrapalham, não é?
Certo que o povo tem que patrocinar os quitandeiros honestos, mas isso não desculpa ou isenta João e José de pagarem por serem desonestos. Estão roubando seus clientes, e lugar de ladrão é na cadeia. Quando esses fecharem suas portas, o povo nao será mais iludido pelos picaretas, e poderá assim, fazer melhores escolhas.
Sem a menor dúvida! Só temos que ter cuidado com essa divisão entre “time José” e “time João” que acaba dando na mesma: enganados por João, ou por José…