Ontem estava conversando com um amigo que é dono de uma produtora de vídeo e disse querer fazer um vídeo viral e passei a compartilhar com ele um pouco do que eu penso a respeito.

Bem, antes de mais nada, já que é a primeira vez que falo em memes virais e o caro visitante pode não ter idéia do que é isso aqui vai uma descrição bem sucinta:

Um vídeo, imagem, melodia, texto ou notícia que se propaga descontroladamente é um meme viral. Pode facilmente ser meramente uma expressão que alguém disse na rua como “Pô, o cara é esperto ao último“, mas os memes virais mais comentados são os que se propagam pela Internet porque está na moda falar em Internet.

Um dos tipos de memes virais que eu mais gosto ó o que chamo de mentais porque nos oferece um desafio de atenção ou velocidade de raciocínio.

Creio que um dos exemplos mais divertidos começou com as mãos que mostram a letra da música Harder, Better, Faster, Stronger do Daft Punk:

Que depois gerou essa versão feita por uma dupla de estudantes de medicina.

Na minha opinião há duas coisas notáveis sobre esse meme.

A primeira é que dá vontade de assistir várias vezes pois nosso cérebro gosta do exercício de tentar acompanhar a letra e ver se não houve um erro. Não vejo necessariamente como um ato de sadismo tipo “erra! erra!”, apesar de poder ser o caso para algumas pessoas, mas uma mistura de admiração pela habilidade que somos capazes de demonstrar e vontade de ver se é capaz de copiar ou melhorar a performance.

E esta é a segunda e talvez mais importante característica desse meme: ele não é meramente repassado como alguns outros, ele se transformou e se adaptou criando um exemplo perfeito de como o meme é semelhante ao gene como afirma Susan Blackmore.

Acredito que o meme metal nos desafia a ser melhores e mais rápidos e por isso são importantes.

Nem todo meme nos impulsiona para um estado melhor para nós humanos, memes são apenas sequências de informação que se reproduzem, transformam e transmitem sua hereditariedade tornando-se mais complexos o que não significa que nos tornam humanos melhores…

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais