Barak Obama está eleito presidente dos EUA após uma campanha com apelo mais humanista que seu adversário e com forte apelo à mudança.

No Rio Gabeira, em uma campanha muito mais ousada e diferente por muito pouco não foi eleito e, se a justiça eleitoral fosse um pouco mais rígida talvez o resultado fosse outro.

Agora a gente se pergunta o que muda? Principalmente com a eleição de Obama. Ele salvará os EUA? Levará o mundo a uma era de ouro onde a consciência é o nosso bem maior? Ele nos salvará das superstições e crendices? Do medo patológico do futuro?

Duvido.

É claro que votar é importante e me recuso a me omitir ou a abrir mão deste meu direito mesmo que tenha que escolher o político menos ruim, no entanto esses homens e mulheres não têm qualquer importância no quadro geral. Essas pessoas são importantes dentro dos quatro anos dos seus mandatos.

O que importa no quadro geral é a sua voz. São os rumos que nossas idéias e expectativas estão seguindo e que moldam a campanha que os políticos precisam construir para conquistar os votos da maioria.

A campanha vencedora (do Obama nos EUA e do Gabeira no Rio) indica para onde o pensamento coletivo está indo e, tanto no Rio quanto no EUA o rumo parece apontar para um futuro mais humanista.

O que realmente importa para a história da nossa espécie é que os próximos políticos poderão ser obrigados a continuar seguindo os mesmos memes em direção a um novo paradigma.

Quem muda o mundo é você, sou eu, é o blog migucho, é o somatório das nossas vozes que cria uma voz coletiva que será seguida pelos políticos, pela mídia e pelas corporações… Qual é o mundo que você quer que eles vendam para você?

É claro que tudo pode andar para frente e para trás e os ventos de mudança que sopraram tanto aqui no Rio quanto nos EUA podem ser uma brisa passageira, mas vale lembrar que Lula já está no poder por dois mandatos surfando nestes mesmos ventos.

Por isso a nossa reflexão é importante, reafirmar nosso desejo de mudança, esperança no futuro e disposição para trabalhar por ele e apoiar quem trabalha por ele são memes que devemos alimentar!

Imagem: Salvador Dali – Metamorfose de Narciso

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais