A mídia antiga como o Fantástico tem dificuldade em entender o fenômeno das mídias sociais e costuma olhar com receio um ambiente onde seus antigos espectadores podem ter mais voz do que ela e o resultado são as matérias superficiais e até simplórias e infantís que ela (a mídia antiga) tem apresentado.

A que vimos ontem no fantástico acabou retratando as mídias sociais como um espaço onde podemos ser seguidos por estranhos, enganados por senhoras que se dizem jovens e, tinha que haver algo de bom, marcar reuniões com amigos e arranjar empregos.

Nós sabemos que redes sociais são muito, mas muito mais que isso então resolvi adaptar a pauta da matéria do Fantástico mostrando o que ela poderia ter sido ocupando o mesmo exíguo minuto de atenção que recebeu.

Redes Sociais escolha a sua

Você sabia que as redes sociais já são mais usadas como forma de comunicação do que o email? Estamos saindo da era em que conversávamos com uma pessoa de cada vez e entrando em um mundo fascinante onde as conversas são coletivas.

Entra cena da mesa com os tuiteiros de Sampa

Essa reunião de amigos foi combinada pelo Twitter, uma rede social onde escrevemos mensagens curtas que são vistas por todos que nos acompanham por lá.

– Pois é, eu tuitei ontem que seria legal nos encontrarmos aqui hoje e um foi falando com o outro e cá estamos. Hoje somos só uns 12, mas quando a causa é mais nobre como foi no caso do Twestival foram 300 pessoas e agariamos mais de 250 mil dólares em todo o mundo para construir poços de água na África – fala de um dos tuiteiros

Recentemente o Twitter foi usado na moldávia para organizar um protesto popular que reuniu mais de 10 mil cidadãos.

Além de facilitar o encontro de amigos, flashmobs e mobilizações  o Twitter tem sido adotado por várias celebridades como Marcelo Tas, Maria Rita[bb], Leo Jaime, Demi Moore e seu marido, Ashton Kutcher que já é seguido por mais de um milhão de pessoas superando a CNN.

O Twitter é a rede de maior crescimento da atualidade, mas ainda tem muito caminho a percorrer para alcançar o Facebook que é a maior rede depois de ter superado o MySpace recentemente. São redes com mais de 100 milhões de pessoas.

Tanta gente reunida em poucos lugares dando opiniões, reclamando de produtos, sugerindo soluções e debatendo sobre todos os assuntos apresenta um novo mundo de possibilidades para as empresas conhecerem seus consumidores que passam a ser seus interlocutores.

É nisso que @missmoura trabalha pendurada nas redes sociais mais de 8h por dia (entra fala da @missmoura)

Além das grandes empresas pequenos e grandes artistas podem usar as redes para encontrar seu público.

Leo Jaime foi um dos primeiros a usar a rede social do Orkut para facilitar a comunicação com seus fãs e organizar seus shows sem precisar de caros esquemas de publicidade. Hoje ele não usa mais aquela rede e alerta para os chatos que se escondem atrás do anonimato.

Além dos chatos há os que se fazem passar por outras pessoas (entre a senhora falando que tem dois namorados online e duas idades), os fakes de famosos (alerta que o @drauziovarella é um fake)

A solução para esses problemas está nas próprias redes sociais online onde a cada dia se valoriza mais o amigo do amigo relegando os que se mantém anônimos a um certo distanciamento.

Bastidores

A Globo não poderia, mas a nova mídia certamente mostraria o vídeo não oficial dos bastidores do bloco sobre o Twitter:

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais