logo_ymemeO Yahoo!Meme foi entregue na semana passada ainda em fase alfa (antes mesmo da fase de testes chamada de Beta) e muitos esperavam que fosse uma resposta ao Twitter. Não creio que seja.

Para falar sobre o Meme do Yahoo! é necessário lembrar de duas coisas:

  1. Microblog é um adjetivo impróprio para descrever esses novos espaços da Rede
  2. Memes são unidades de informação cultural ou comportamental sugeridas por Richard Dawkins em 1976 (google isso)

Além disso é bom lembrar que o Twitter vem se caracterizando como uma fronteira entre online e offline sendo usado como um tipo de praça, mesa de bar, lounge ou veículo para obter informações diretamente na fonte. Estas não parecem ser vocações ou mesmo a intenção do Meme do Yahoo!

O Y!Meme se assemelha visualmente ao Twitter, Pownce e já vi alguém chamá-lo de Plurk vertical.

Essas redes são redes sociais focadas em conversa (todas mais que o Twitter, mas isso é outra história) e há um foco intenso em sua utilização em trânsito (via celular).

O Y!Meme parece ter sido projetado para ser um tipo de incubadora de Memes (e por isso é importante ler o conceito do Dawkings).

Dois memes no Y!Meme

Dois memes no Y!Meme

Na tela acima (clique para ver no tamanho original) vê-se uma barra cinza com as opções texto, foto, vídeo e música que servem para o frequentador criar memes desses tipos (eu incluiria link na lista o quanto antes).

Logo abaixo há um meme que é uma imagem de duas latas de lixo satirizando a TV digital brasileira e do lado direito do meme há dois ícones: um “v” indicando que já “repostei” esse meme  e uma bola com o número de vezes que ele foi “repostado” e aqui está a diferença entre o Y!Meme e outros lugares online.

Se você cria ou encontra uma idéia, imagem, música ou vídeo que acha que pode interessar a todos e tem um potencial viral você pode postá-la no Y!Meme e assistí-la se replicando e transformando já que cada pessoa que reposta pode acrescentar um comentário agregando algum significado ou valor ao meme.

Publicar coisas como “Vou ao cinema na quarta-feira” é ótimo no Twitter, mas no Y!Meme pode não ser tão interessante. Por outro lado “Radfaher faz uma comparação brilhante entre os nerds de The Big Bang Theory e a relação das empresas com o consumidor” pode se desenvolver de formas inesperadas e interessantes enquanto em qualquer outra rede social o meme se dispersaria sem controle (embora ainda de maneira eficaz).

A ferramenta pode vir a se mostrar excelente se usada dessa forma, mas são os frequentadores que definem o perfil de cada lugar e até agora um dos usos mais comuns tem sido uma mistura de Twitter com Plurk e poucos memes tem sido publicados e menos ainda replicados.

Ainda é muito cedo para dizer como o Y!Meme será usado e se ele se tornará mais atraente para as pessoas que hoje estão em redes como o Plurk.

Pessoalmente gostaria muito de vê-lo como uma encubadora de memes.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais