Frank Herbert é o autor de Duna e “Litany against fear” é o mantra de um grupo de mulheres poderosas na série.

“Medo é uma pequena morte que leva a aniquilação total” (tradução livre minha).

O quadrinho é sobre a violência contra as mulheres, mas suas palavras e conclusão nos servem para muitos medos.

Medo é uma sombra constante da nossa espécie, mais do que em outros animais pois construímos um mundo estranho para o qual não estamos preparados: gente demais, informação demais, culturas ricas e diversificadas demais.

O problema não está nos excessos ou na diversificação, eles são reflexos de uma realidade: a vastidão de possibilidades da nossa mente e consciência. Por mais que nosso mundo seja virtual, a construção de mundos virtuais é nossa natureza, pelo menos desde a revolução cognitiva iniciada, talvez, há cerca de 70 mil anos.

A violência contra as mulheres, na minha opinião, é como uma erupção dos nossos medos, um pesadelo que temos que conter imediatamente, mas só resolveremos se encararmos nosso medo diante do nosso desconhecimento e perplexidade diante de nós mesmos, das inseguranças que carregamos em nossos peitos.

“E quando ele tiver passado voltarei voltarei meus olhos interiores para seguir sua trilha” (novamente tradução livre minha).

Conheçamos nossos medos.

Frank Herbert (1920-1986) was an American science fiction writer most famous for his Dune series of novels. The Litany against fear is the mantra of a group of powerful women in the Dune books call…

Source: ZEN PENCILS » 17. FRANK HERBERT: Litany against fear

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais