De vez em quando um amigo tem problemas com virus e lá vou eu explicar porque ninguém precisa ter mais esse tipo de problema.

Como a minha resposta anterior estava ficando velha e nunca tinha sido publicada nesse blog resolvi escrever uma nova.

Ai vai:

Como navegar em segurança na Internet?

Mesmo o Ruindows sendo muito ruim ninguém precisa ter problemas com virus.

O que aconteceu com vc provavelmente nem foi contaminação da sua máquina, mas de algum amigo vulnerável que foi usado para mandar emails contaminados como se fossem enviados por outras pessoas no caderno de endereços dele.

A receita resumida para não pegar virus:

  1. Use um firewall como o Zone Alarm
  2. Use um antivirus como o AVG
  3. Defenda-se de spywares e outros malwares com um Ad-Aware da vida
  4. Na medida do possível evite programas com falhas de segurança
    1. Use o Firefox no lugar do (argh) Internet Explorer
    2. Use o Thunderbird no lugar do Outlook (arghˆ31)
    3. Use o pidgin em vez do MSN
  5. Informe-se sobre as ameaças básicas a máquinas Windows como worms (vermes), phishing scam e cavalos de troia para reconhecê-los caso nada acima dê certo. O Safernet é uma boa opção para começar.

Os quatro primeiros ítens são triviais, praticamente basta instalar e deixar rodando. O mais chatinho é o Zone Alarm que, na primeira vez que você rodar cada programa, vai te perguntar se ele pode acessar a Internet. Basta dizer sim para programas como o Firefox, MSN e não para o Word ou o joguinho de cartas que você baixou do cavalosdetroia.com.br 😉

O quinto item é meio chato mesmo, lamento, mas Windows exige conhecimentos técnicos de computação.

Mantenha o Windows sempre atualizado, mas não atualize se sua cópia for pirata. Se você realmente deseja usar Windows compre a cópia original nas lojas.

Se você puder gastar um pouquinho mais ecomprar um Macintosh (os computadores da Apple) ou tiver algum amigo para instalar o Ubuntu ai é só usar o computador sem ter que se preocupar com essas coisas todas.

Já que vai virar post vou acrescentar uma dica avançada.

  • Configure seu computador para acessar a Internet com o OpenDNS em vez do DNS do seu provedor de acesso (Virtua, Net, Speed, Velox etc.) pois ele te protegerá de sites perigosos mesmo que você insista em usar algo como o (argh) Internet Explorer 😉

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais