É um tipo de mobile: não adianta fazermos sacrifícios individuais pela sustentabilidade da nossa civilização se o capitalismo não mudar (ou acabar como algumas utopias desejam), mas também não podemos ficar sem fazer nada.

Esse vídeo apresenta uma visão bem completa dos desafios que temos que superar para nos tornarmos uma civilização tipo 1 (que mantém o sistema ecológico do próprio planeta) o que, infelizmente, deixa bem claro que não estamos sabendo que caminhos seguir fazendo sacrifícios que nos causam estresse sem nos aproximar mais do equilíbrio até que desistimos coletivamente.

Por outro lado ele mostra bem claramente o tipo de virada civilizatória que precisamos fazer para nos tornarmos restauradores.

Minha opinião bem rapidamente: não temos tempo para acabar com o capitalismo e depois tentar restaurar o clima. Temos que buscar formas de tornar a pesquisa em tecnologia restauradora lucrativa o quanto antes e para isso precisamos de políticos e eleitores que entendam que, assim como a chuva nos molha mesmo que não queiramos acreditar que água molha, a ciência nos mostra o que está acontecendo e devemos agir de acordo tanto buscando um tipo de consumo essencial, o que aliás, envolve o nosso desenvolvimento espiritual também para que não precisemos de luxos e luxúrias para nos sentirmos bem…

Can YOU fix climate change? (No)

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais