Termina a segunda guerra mundial com a vitória dos Aliados e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) é derrotado, mas especialmente o Japão depois do traumático impacto de duas bombas nucleares.

No Brasil, no entanto, uma coisa estranha acontece.

O segundo episódio de Na esquina da realidade (temporada atual do podcast 37Graus) vai até 1908 quando começa oficialmente a migração japonesa para o Brasil, passa pelas portas de entrada modernas para as teorias da conspiração (portas aliás que me fizeram cancelar as TVs por assinatura há mais de 10 anos) para mergulhar no fato de que teorias da conspiração não são algo novo ainda que tenham mudado.

A densidade de informação do episódio é ótima e ainda nos leva para conhecer um pouco do perfil dos canais de YouTube conspiracionistas, suas vítimas e quem conseguiu escapar.

No entanto para mim os minutos finais comparando as teorias da conspiração a baratas são o ponto alto por servir de ponto de partida para a reflexão “como acabar com as baratas?” ou pelo menos como controlá-las, como fazer com que sejam apenas material para tramas intrigantes de fantasia? Talvez teorias da conspiração sejam justamente como um organismo que está sempre por lá e que viceja justamente no medo, na ignorância e no caos…

Clique no link no terceiro parágrafo desse post e vá logo lá! Se este post fosse analisar o episódio viraria um livro!

Photo by Markus Winkler on Unsplash

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais