Youtubers registram marca “React” e a internet reage de acordo: com uma flamewar

Recebi positivamente a ideia a princípio pois entendi errado, pensei que seria um tipo de selo de aprovação acompanhado de ajuda para fortalecer a marca que eles criaram. Seria uma decisão do produtor de vídeo: vou abrir mão de criar meu formato e ser um tipo de eco dos FineBrothers em troca de mais exposição? Pensei em algo parecido com o TED-X

Do ponto de vista memético é perfeito. Um organismo se replicando.

Infelizmente não foi assim que a comunidade viu já que eles tem histórico de fazer o contrário, de tentarem se apropriar do conceito de vídeos de reação. Nesse caso faço coro com o senso comum (nem sempre o senso comum tem bom senso, né? Hehe).

Essa reação da comunidade é bem fascinante. O espírito comunitário que se criou no Youtube merece estudo (também nisso o VIdeolog foi pioneiro…)

É claro que a comunidade youtuber não é predominantemente fraternal. Temos muita briga, mas assim são comunidades.

O resultado disso?

Bem, pelo vídeo que os Fine Brothers fizeram em resposta dá para notar que eles levaram o problema MUITO a sério mostrando-se claramente assustados e irritados. Sim, o caso é muito sério, mas o canal vai acabar? Eles estão condenados no Youtube? Acho quase impossível. Se isso acontecesse em uns 5 anos quando a audiência do Youtube também se sentir parte da comunidade, poderia ser fatal.

Imagino que eles perderão muitos assinantes que são youtubers (já se foram umas centenas de milhares), mas continuarão bem com seus 14 milhões de assinantes.

Atualizando minutos depois: aparentemente eles tiraram do ar os dois vídeos. Até eu cancelei a assinatura do canal agora. Nunca faça isso. Online (na vida também, aliás) assuma seus erros e saiba viver com eles. Tentar apagar um erro online é extremamente mal visto.

Atualizando horas depois: voltaram atrás com veemência

Fine Bros. voltam atrás e desistem de registrar marca “React”

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais