Como explicar em um momento em que grande parte de nós está perplexa diante do desafio de entender uma ciência que não é bem ensinada nos colégios nos deixando desconfiados e com medo?
O vídeo mais abaixo explica bem que as árvores bombeiam uma grande quantidade de ar do chão para o ar e que a Amazônia tem uma quantidade gigante de árvores, tão gigante que ela tem um papel vital em um monte de coisas:
- Impede a formação de furacões
- Garante as chuvas no Sul e Sudeste do Brasil
- Tem papel central no equilíbrio da vida na Terra
- E muito mais, e isso só falando de clima, ainda tem a biodiversidade
Quando a realidade é complexa e a ciência nos assusta precisamos de representantes confiáveis e capazes de entender e tomar as medidas para não faltar água em nossas casas, para que o país continue capaz de produzir comida para alimentar nossa gente e nossa economia.
Infelizmente elegemos um governo que não só não entende nem a realidade, nem a ciência, como se comporta como se tivesse pavor a ponto de fechar os olhos e se encolher em um canto mal iluminado.
As consequências são terríveis.
De acordo com um especialista de Harvard Stephen Walt (citado no vídeo mais abaixo) um quadro possível é a transformação do Brasil no palco de um conflito armado entre EUA e China.
Não é delírio.
Se o seu vizinho começa a destruir o poste de luz da sua rua você não quer saber se o poste está dentro da casa dele, você vai chamar a polícia para prendê-lo.
A manutenção da floresta Amazônica é vital até mesmo para países na Europa e ninguém vai ficar parado enquanto o vizinho ferra com a vida de todo mundo… Sem falar que seria uma boa desculpa para controlar um dos países mais ricos do mundo em recursos naturais.
A política de Bolsonaro é praticamente um espelho daquela que disseram que havia na Venezuela e que só votando nele evitaríamos que chegasse ao Brasil. Não era verdade. Estamos vendo uma política que fecha o Brasil para o mundo, que nos coloca contra e não ao lado dos países que o próprio governo diz idolatrar.
Resta a esperança da sociedade brasileira ter força para pressionar o governo e que consiga acordar a tempo.
Assista o vídeo do Meteoro Brasil: O que está acontecendo na Amazônia?