Imagem: captura do vídeo

O vídeo ao final é um bom dossiê de um dos maiores casos de fraude na era da economia digital.

Para quem não lembra Theranos era uma startup idealizada por uma adolescente cuja meta era desenvolver um dispositivo para fazer 200 exames de sangue com umas poucas gotas de amostra retiradas do dedo do paciente. A conclusão da justiça foi que tratava-se de uma fraude desde o início, ainda que tenha chamado a atenção de grandes investidores e políticos.

Para o foco desse blog o ponto a destacar é o despreparo cognitivo do mundo capitalista… Bem, e da ganância também ao seguir um modelo em que dinheiro gera dinheiro e não importa se há um produto real fazendo o lastro. Essa é uma característica básica do que talvez possamos chamar de capitalismo primitivo do século XX.

No entanto fica bem claro que também teve um forte analfabetismo que tornou peças chaves da indústria, da mídia, da política e do capitalismo incapazes de perceber o óbvio: a tecnologia para desenvolver tal dispositivo ainda está décadas no futuro.

O alerta vem sendo dado há décadas: sem a compreensão básica da ciência, tecnologia e seu método de abordagem estamos incapacitados de sobreviver na civilização digital-tecnológica construída sobre os pilares da ciência.

Também é um alerta para o efeito Dunning-Kruger: se não temos educação formal em uma determinada área devemos buscar quem tem e jamais confiar no que “faz sentido para nós”.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais