Fonte: Humor Inteligente – Orwell e o Jornalismo

Excelente mensagem para os jornalistas e, principalmente, as empresas que pagam seus salários…

E já passou da hora delas (as empresas) perceberem que o móbile do poder está se reequilibrando rapidamente para uns, lentamente para outros…

No século XX elas foram obrigadas a se entregar ao poder econômico de corporações e dos governos controlados por elas.

O século XXI vê uma luz despontar no horizonte, subindo lenta, mas inexoravelmente visto que as forças que a alimentam e os meios que permitem sua propagação são tão grandes ou estão tão infiltrados na estrutura funcional da nossa civilização que não podem ser detidas.

Essas forças são a necessidade de voz que todo humano (essa máquina memética) tem para se manter são e a hiperconexão possível através das veias óticas da Internet.

No século que nasce a imprensa precisa estar “ligada em você” e algumas corporações de mídia já percebem isso apesar de não terem ainda se livrado dos pesos que as impedem de se mover com a agilidade necessária… Esses pesos não são apenas as mentes antigas que ainda andam por seus corredores, mas a própria lentidão do movimento de 7 bilhões de pessoas, mas cuidado! Móbiles tem o costume de mudar bruscamente de ponto de equilíbrio…

Para alguns grupos mais hiperconectados tudo parecerá lento, a caminho do caos, todavia, para uma grande parte está indo rápido demais.

O certo é que, de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde, os jornalistas terão que convencer seus patrões de que a sobrevivência depende de abraçar os mestres que retornam ao poder: você, eu, aquele estranho que anda pela rua em uma cidade esquecida pelo tempo no interior de um país aparentemente distante do mundo suntuoso dos poderes polítios, corporativos e midiáticos…

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais