Os blogueiros Pedro Cardoso e Tine Araújo recolheram dados consistentes de 1194 blogueiros e blogueiras e estão elaborando um quadro estatístico da blogosfera brasileira.

A minha impressão é que eles conseguiram pegar uma fatia bem significativa da blogosfera e se a pesquisa não for válida para traçar o perfil de todos os blogueiros e blogueiras certamente será uma imagem bem fiel dos que são realmente ativos na Rede.

Na primeiro post da série publicado no blog do Pedro Cardoso vemos que 27% da blogosfera é feminina, 71,87% estão acima dos 20 anos (e 42,04% estão acima dos 25) e que São Paulo e Rio abrigam menos de 50% da blogosfera brasileira.

Apesar da participação feminina relativamente pequena a impressão que tenho é de um importante amadurecimento da nossa blogosfera e de uma distribuição menos desigual pelo território nacional do que eu imaginava. Confesso que eu suspeitava que 70% ou mais da blogosfera estavam entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Se a memesfera é o conjunto de meios por onde transitam as notícias, idéias, questionamentos, conhecimento e outros desdobramentos da informação a Blogosfera deve ser considerada seu sistema nervoso central junto com a velha mídia (TV, jornais/revistas e rádio).

Conhecer bem a blogosfera é um passo importantíssimo no sentido de alinhar nosso país com as transformações básicas do nosso século.

Pedro Cardoso e Tine Araújo: parabéns pelo bom trabalho até aqui!

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais