Internet Tablet da Nokia

Internet Tablet da Nokia

O Nokia N810 é um Internet Tablet, ou seja, ele não é um telefone e portanto só pode conectar na Internet se houver uma rede WiFi presente ou um celular bluetooth com pacote de dados no qual ele possa se conectar. Além disso ele tem um receptor GPS.

Dito isso vou direto à minha opinião: Estou gostando bastante.

Por que gostei?

Tela sensível ao toque ajuda, talvez o odiasse se ele não tivesse isso, mas esse não foi o fator decisivo, afinal não dá para fazer com ela as gracinhas que fazemos no iPhone 😉

Para entender porque gostei e avaliar se você também gostaria é importante saber para quê eu preciso de um dispositivo móvel tão pequeno que conecte na Internet.

Bom, tenho a necessidade de estar conectado o tempo todo porque presto consultoria em presença online e hospedo os sites para quem presto essa consultoria.

Além disso todo meu trabalho está online: planilhas, apresentações, documentos, emails, GTD, painéis de controle dos domínios hospedados etc.

Em virtude disso eu precisaria praticamente de um notebook, mas teria que levá-lo para toda parte. Até para o cinema (nunca houve uma emergência, mas não gostaria de ser pego de surpresa se houvesse) e, naturalmente, um netbook ou notebook são grandes demais para isso.

Por outro lado os celulares não conseguem acessar todas essas coisas, nem mesmo o iPhone por exemplo, é capaz de editar um documento no Google Docs.

Foi assim que escolhi o N810 e fiquei feliz com ele.

Uma vez que o sistema operacional é uma versão do Linux (Maemo) e o navegador é baseado no Firefox tem pouquíssimas coisas que não consigo fazer com ele.

Entro em banco, vejo coisas em flash (alguns sites que acesso rodam nisso) e até o Google Wave eu consigo acessar e ler embora não consiga escrever.

Uma análise imparcial

Agora que você sabe que gostei do brinquedinho de chutar (hardware é de chutar, né?) vou tentar fazer uma análise imparcial.

Apesar de não ser um telefone o N810 é uma opção bastante completa para quem tem sempre redes WiFi disponíveis ou um celular Bluetooth com pacote de dados que possa servir de ponto de conexão para esse Internet Tablet.

Primeiro os problemas

Entre as suas desvantagens temos a baixa resolução da câmera (o pequeno ponto escuro no canto superior esquerdo da foto mais acima) que é VGA, a falta de flash, o som dos headphones que não é alto (se bem que isso pode perservar os seus bastonetes auditivos), um bug que só permite acentuar no navegador usando o teclado virtual e a aparente incapacidade de abrir o Google Maps (parcialmente resolvida pela presença de um mapa interno que não depende de conexão).

Dessas a desvantagem mais incômoda talvez seja o problema da acentuação já que você pode querer editar um documento no Google Docs ou usar o Twitter.

A propósito não fui capaz ainda de achar um bom cliente Twitter para ele e tenho usado o dabr.co.uk que definiticamente não é uma solução compatível com um aparelho tão simpático.

Notei também que alguns aplicativos que deviam vir com ele não vem. Principalmente um para tirar fotos e outro para filmar. Se bem que essas operações não são simples com ele já que a única câmera de que ele dispõe é a frontal.

Uma última dificuldade que posso citar é que, se você achar que está com um Mac Book nas mãos e sair abrindo coisas e mais coisas ele rapidamente lhe dará uma mensagem de memória insuficiente.

Talvez alguns desses problemas sejam resolvidos na versão mais recente, o N910, com é o caso da máquina fotográfica que passou a ter 5 megapixels.

Ah! Como ele não é um celular o pacote de acesso ao GPS não está incluido então, se isso for importante para você será necessário pagar uma anuidade em torno de R$180,00 (US$95,00) para a wayfinder.com

Agora as vantagens

São várias as qualidades desse gadget que roda uma versão do Linux (Maemo), uma das melhores é a facilidade de adicionar aplicativos usando o gerenciador de aplicativos que vem com ele.

A quantidade pode não ser avassaladora, mas tem uma boa variedade de aplicativos gratuitos interessantes que vão de uma versão dos Lemings com pinguins a uma planilha eletrônica bem completa passando por uma calculadora 12C e diversos ustilitários que permitem conectar praticamente qualquer coisa a ele pelo cabo USB.

A bateria dura cerca de 4 horas, mas é bom levar o carregador sempre com você.

Os testes que fiz com o Skype e o Google Talk foram bem satisfatórios tanto em qualidade de som quanto em estabilidade, mas a video conferencia só funciona com o Gizmo e ainda não tive chance de testar.

Fiz vários testes entrando em sites complexos com de bancos (Itaú) ou que rodam totalmente em flash e tive bons resultados em quase todos (excessão para a fazendinha do Facebook que travou hehe).

A propósito, quando algum aplicativo trava ele tem excelente resposta na hora de derrubá-lo e na pior das hipóteses ele pode ser facilmente reiniciado, mas poucas vezes tive que ir a esse extremo.

A tela grande é bem confortável também e dispõe de um botão que esconde os menus permitindo usar toda a extensão da tela para exibir o livro, foto, vídeo site etc.

Fiquei em dúvida se cito a possibilidade de adicionar um cartão de 8GB como vantagem ou desvantagem, mas acabei colocando aqui já que no iPhone isso não é possível 😉

Um sensor foto sensível escurece e clareia a tela automaticamente. Até sobre sol intenso consegui ver facilmente o que estava sendo exibido.

O teclado QWERTY que fica em baixo da tela é bem agradável de usar também, mas o tecladinho virtual que aparece automaticamente se o teclado QWERTY estiver oculto também funciona melhor do que eu esperava a julgar pelo tamanho.

Aliás, tem como ele ocupar a tela quase toda, aconteceu uma vez comigo e não consegui reproduzir o feito depois, uma falha em virtude da ausência de um manual facilmente localizável no site da Nokia.

Uma luz no canto superior esquerdo avisa quando há email novo ou mensagem intantânea. A propósito ele vem com um programa de email capaz de acessar contas POP ou IMAP apesar de ser feio e com poucos recursos.

Como última vantagem, e muito importante para alguns dos nerds mais antigos da atualidade…

… Bem estamos falando de Linux e toda aquela flexibilidade em relação à interface gráfica, pois bem, é possível instalar com dois ou três cliques a interface Lcars dos painéis de controle da Enterprise 😉

LCARS desktop

Artigos relacionados

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais