Photo by Hans-Peter Gauster on Unsplash

Observação: Só eu escrevo Internet como nome próprio porque considero que ela é um lugar, como Brasil, Europa, Marte, logo uso o “I” maiúsculo.

Me fizeram essa pergunta essa semana:

“Perguntinha pro especialista: existe diferença entre web e internet? Sempre achei que fossem sinônimos, não gosto muito de usar web e numa revisão tive um internet trocado por web. Alguma luz? Obrigadinha adiantado.”

Amiga no FB

Como a dúvida é comum decidi responder em detalhes e copiar para cá.


É assim, Internet (só eu escrevo em maiúscula, tá? Pq considero que é lugar, como Europa, Terra etc) é a estrutura toda que permite que computadores se conectem.

Dentro dessa estrutura existem vários serviços, tecnicamente, protocolos.

O HTTP é o protocolo Wide World Web, criado pelo Tim Berners Lee para conteúdo hipertextual, resumidamente: Web.

Email é outro protocolo que todo mundo conhece e nem sabe que é protocolo. Tudo bem que você pode acessar o email por páginas Web, mas quando você usa um programa de email esse programa está disparando e recebendo pacotes de dados usando o protocolo de email.

File Transfer Protocol, o FTP, também é bem conhecido e serve para transferir arquivos (dã hehehe) entre computadores conectados pela Internet. (tem o SFTP que é basicamente a mesma coisa, mas mais seguro).

Aí vem outros menos conhecidos como o SSH (Secure Shell) que é para abrir linhas de comando (parecidas com a do DOS, lembra?) acessando um computador remotamente pela Internet.

Na verdade a Internet é uma estrutura aberta que qualquer pessoa pode usar criando o próprio protocolo. É assim que funcionam mensageiros como o Telegram e a família Signal (que inclui o WhatsApp), VPNs (virtual private networks), a dark web (protocolo TOR) e literalmente centenas, provavelmente milhares de outros protocolos…

Ah! Ainda entre os famosos tem o IRC, Internet Relay Chat, que os mais antigos chamam de Mirc (era o programa mais popular para acessar o IRC).

E gosto sempre de mencionar o Gopher porque ninguém mais lembra que ele existiu, mas ele continua vivo e até a Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem um ativo!

Conclusão 1: eu não sei responder pergunta superficialmente hehehe
Conclusão 2: Internet é a estrutura toda de comunicação que permite dar vida a serviços e a Web é apenas um serviço dentre centenas de outros. No entanto, como ela se tornou onipresente, acabaram criando acessos via Web para a maioria dos outros protocolos você pode até acessar ftp://site.com em vez de http://site.com.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais