A imagem que ilustra o post é de dispositivos que estão em Copacabana, que fica muito longe de Duque de Caxias.
Quem vê essa informação do Facebook na página que mostra em que lugares estamos conectados (https://www.facebook.com/settings?tab=security§ion=sessions&view) fica preocupado. Para piorar o Facebook manda email quando acha que houve uma mudança estranha na localização de onde estão vindo conexões à sua conta.
Foi assim que acabei escrevendo esse post, uma amiga avisou preocupada em sua timeline que tinha sido invadida.
Na verdade o Facebook simplesmente está errado. Ele procura identificar a nossa localização pelo “IP” que a nossa provedora de acesso (Velox, Net, GVT, Tim, Vivo etc.) nos atribui quando conectamos e isso é muito variável.
Só que, nesse caso, como vamos saber se alguém está conectando em nossa conta em outro bairro da cidade? Como descobrir se não somos nós mesmos, mas a nossa operadora nos “coloca” num bairro 40km distantes de onde estamos de fato?
Bem… Não vamos saber.
O melhor a fazer é garantir que ninguém além de nós possa conectar na nossa conta.
Ah! Roney! E como se faz isso? Vou explicar. É simples.
Existe a tal de verificação em duas etapas (2-step verification) que funciona assim:
- Quando você conecta na sua conta por um dispositivo ou navegador pela primeira vez o Facebook te envia um SMS com um código para você informar além da sua senha.
Pronto. Só isso.
Para configurar esse recurso entre nesse link do Facebook:
https://www.facebook.com/settings?tab=security§ion=approvals&view
Depois de fazer isso dá um pulo nessa outra página que mostra que navegadores e dispositivos estão autorizados a conectar na sua conta no Facebook:
https://www.facebook.com/settings?tab=security§ion=devices&view
Pode ter um monte de coisas aí, certo? Não se assuste. Todos os navegadores e dispositivos móveis que você usou para acessar o Facebook devem estar listados aí. Até aqueles que você já jogou fora ou passou adiante.
Minha sugestão é que você clique “remover” em todos eles. Você terá que “logar” de novo nos dispositivos que está usando, mas é bom para ver como funciona na prática a verificação em dois passos.
Depois que tiver feito isso só alguém que tenha o seu celular em mãos poderá conectar no seu Facebook.
Mas não tem nada demais no meu Facebook…
Muita gente pensa isso, né? “Qual é o problema se alguém invadir a minha conta no Facebook?”, afinal “eu não tenho nada privativo lá”.
Mesmo nesses casos é um problema sim. Alguém pode roubar tudo que você tem lá para, depois, criar uma conta que parece ser sua e usá-la para aplicar golpes em conhecidos ou mesmo desconhecidos seus. Já vi acontecer com alguém próximo.
Subestimar a criatividade dos estelionatários é um erro que não devemos cometer.
Nossas contas no Google e no Facebook são peças chave da nossa presença online e, por mais que parece que não tem nada demais ali, não vale a pena deixar essas portas vulneráveis quando podemos ter uma porta muito mais resistente com pouquíssimo trabalho.
Se liga! 😉