O Wolfram Alpha é uma inteligência artificial[bb] desenvolvida para ler recolher informação da Internet e calcular respostas.

Apesar dele definitivamente não ser um buscador como o Google creio que esse é o ponto de partida inevitável para tentar explicá-lo.

Quando queremos nos informar sobre alguma coisa nós vamos ao Google buscar dados. Digitamos as palavras chave que imaginamos que estarão em um texto com os dados que precisamos e torcemos para achar algo que, além de dados, nos entregue algumas informações.

Digamos por exemplo que queremos fazer uma pesquisa sobre a água disponível na Terra[bb]. Podemos entrar no Google e perguntar volume água terra.

O Google é mesmo incrível e as três primeiras ocorrências contém respostas para nossa pergunta, mas a primeira tem uma resposta errada… 100o vezes errada.

Cabe a nós que estamos pesquisando reconhecer que site tem a informação mais correta (1.4087 bilhões de Km³ considerando apenas os oceanos).

E se decidirmos fazer algumas comparações interessantes como calcular o peso dessa água toda, comparar com o volume de água doce ou calcular quantas Phobos (lua de Marte) podemos encher com nossa água potável?

Serão horas de pesquisas e cálculos.

E se algum robô fosse capaz de recolher todo conhecimento humano e nos permitisse fazer perguntas como:

  • total water in earth – ele avisa que está assumindo que nos referimos a lagos e rios e nos responde: 100 mil Km cúbicos, uma esfera de 29Km de raio ou um cubo de 50Km de lado entre algumas outras comparações.
  • Total water in oceans – temos 1,4 trilhão de Km cúbicos.
  • Já que o volume de água potável é irrelevante vejamos quanto pesa a água dos oceanos (weight 1.4×10^9 km3 of water): 1,4 quintilhão de toneladas. (tente descobrir isso no Google)
  • Phobos – Ele avisa que está assumindo que nos referimos à lua de Marte e nos fornece uma série de informações sobre ela, mas queremos apenas saber o volume de Phobos: certo, 5730 Km cúbicos.
  • E quantas luas Phobos podemos encher com nossos mares? total water in oceans/phobos volume = 240.000 (na verdade há um pequeno erro, seriam 244.328,098)

Essa é apenas uma amostra, o Wolfram pode compreender perguntas mais complexas:

O mais interessante no Wolfram é que ele não é um banco de dados[bb] ou uma calculadora esperta.

Para gerar seus resultados ele realmente analisa semanticamente[bb] nossas perguntas para saber o que queremos, pesquisa na Internet, lê os sites que encontra, identifica os dados necessários e, além de fazer o cálculo que pedimos apresenta várias outras informações que podem ser úteis.

No final de cada consulta há um link onde você pode ver as fontes que ele estudou para calcular sua pergunta, tente por exemplo comparar Brasil e Argentina.

Apesar disso tudo o Wolfram Alpha ainda é muito jovem e tem algumas falhas como vemos ao dividir (total water in oceans)/(total water in earth) e obter 10 mil em vez de 14 mil.

O próprio criador (Stephen Wolfram, criador do Mathematica[bb]) afirma que se trata de um projeto de longo prazo ainda em seus passos iniciais, mas já é uma ferramenta tão impressionante quanto útil!

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais