Acabo de passar 48 minutos em uma ligação com a Net para tentar entender o que esperar ao contratar a Banda Larga dela.

Uma forma de fazer esse tempo valer um pouco mais é compartilhar com todos o que consegui entender. Ah! Hoje tenho banda de 10Mbps Velox que me entrega em torno de 3Mbps de download e 0,2Mbps de upload (o que torna um suplício subir vídeos). Por isso estamos trocando.

Na região do inóspito bairro de Copacabana onde moramos a única outra opção é a Net.

O problema: Já no site ficamos sabendo que os pacotes de dados tem limites de franquia na faixa de 80 a 200GB por mês. Nosso consumo está em torno do limite máximo, mas a banda de 30Mbps já nos bastaria (franquia de 100GB).

Sei que está proibida (por enquanto) qualquer depreciação em função de franquia, mas isso pode mudar a qualquer momento.

Liguei para a Net para me explicarem como funciona a franquia deles.

Foi um festival de informações contraditórias: “A Anatel mandou limitar”, “A Anatel proibiu limitar”, “Eu (o atendente) garanto que não vai limitar”, “80GB é muito! Não dá para gastar”, “Eu já estourei a minha franquia e não ficou mais lento nem nada”. E por aí vai.

Pedi para ver o contrato. Não tinha. Googlei. Achei.

Os contratos da Net determinam que a velocidade cai para a menor disponível (512Kbps, ou seja, 05Gbps) caso a franquia seja atingida.

Curiosamente os dados dos contratos também não encaixam muito com os do site. A banda de 15Mbps oferece 80GB no site e 100 no contrato.

Nosso consumo (duas pessoas) gira em torno de 200GB, já contei? E não, a gente não usa demais. Uma média de 1 episódio ou meio filme por dia no Netflix, 8h de navegação, 1h de Youtube e miudezas por pessoa, por dia. Trabalhamos os dois em casa. Situação bem comum a essa altura do século XXI.

Apesar do discurso ter virado para “Não tem limite” o atendente e a supervisora insistiam em falar em quantos GB eu ia querer. Cheguei perguntar porque eles falavam tanto em GB de franquia se não tinha limite e, nesse caso, o que diferenciaria os pacotes seria a banda ou “velocidade” (vcs sabem que a velocidade a rigor é a mesma, o que muda é a banda, né? Vejam o vídeo mais abaixo).

Conclusão

É difícil chegar a uma conclusão. A palavra final que me deram foi que a Anatel teria proibido qualquer alteração em função do tráfego de dados até segunda ordem… O até segunda ordem é que é o problema, certo?

O que vou fazer?

O Velox está impraticável para quem produz conteúdo. Vou correr o risco da segunda ordem pois ainda tenho esperança de um combo com a Claro que, parece, me dá o dobro da franquia, ou seja, a banda de 30Mbps nos ofereceria 200GB que dá para o mês quase todo e, caso tenha segunda ordem, devemos poder nos virarmos sem sofrer muito.

Estou indo ver isso agora. Já volto e digo como ficou.

Entenda a banda larga

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais