Ultimamente tenho recomendado muito a leitura do último conto de Eu Robô… Aliás do livro todo, como exercício de reflexão sobre os rumos que a IA e Sistemas Cognitivos podem seguir.

A indústria 4.0 citada no artigo linkado no final mal pode ser comparada à visão de Asimov, mas é possível ver alguns elementos.

Sendo mais claro: um caminho importante nesse século certamente será o trabalho colaborativo entre humanos e máquinas cada vez mais capazes (vamos ignorar por hora as ideias de gente como Musk que querem colocar chips no cérebro).

A indústria 4.0 teria, além de controles de chão de fábrica muito mais eficientes e conectados, elementos de decisões automáticas feitas por robôs.

O conceito de Indústria 4.0 pode ser encarado como a quarta Revolução Industrial, já que vários aspectos serão alterados com esta mudança de paradigma. A gênese desse pulo tecnológico está na evolução das tecnologias de informação ao longo das últimas décadas, existindo uma tendência clara para a conectividade entre sistemas cada vez mais automatizados e […]

Source: Blog da Engenharia | O primeiro blog de engenharia | Como a indústria 4.0 vai mudar o mundo

Salvar

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais