Isso dá livro… Vou tentar só resumir os tópicos do que eu penso. Clique no link abaixo da imagem para ler o artigo que inspirou essa notinha minha.

Primeiro que eu tenho viés negativo a respeito da empresa Uber e do modelo de transporte individual (uso apenas por ser a alternativa vigente). Isso tem que ser levado em conta ao ler o que escrevo.

Entendo que o modelo de governo no século XXI precisa e deve se tornar um instrumento da sociedade e fortemente regulado pela sociedade com a função de garantir que essa sociedade não seja subjugada pela “civilização” corporativa que não é humanidade apesar de materializada por humanos. Isso já dá um livrinho, uma coisa meio Guy Debord.

No estado atual o Estado não serve à humanidade e sim, justamente, às corporações da vez. Ainda são construtoras, petroleiras, de armamentos e talvez aquela massa disforme dos crimes em torno das drogas. Mas Google, Facebook, Amazon, Apple (e talvez a Tesla) caminham para substituí-las (ah! Netflix… Enfim).

A dinâmica de uma sociedade e economia com alicerces cada vez mais digitais, se as ideias memeticas que formam outro viés meu estiverem corretas, é diferente daquela da era das coisas.

São enfrentamentos entre produção de conteúdo e processamento de dados em vez de linhas de produção (muito embora sempre tenha havido isso de alguma forma e continuem existindo linhas de produção).

A nossa liberdade de comunicação e canais comi Youtube, blogs e redes online nos darão voz suficiente para equilibrar esse sistema a favor da humanidade e do ecossistema? Usando as próprias estruturas dos novos concentradores de poder político e econômico do planeta? Até certo ponto acho que sim, mas temos a Neutralidade da rede, iniciativas como a Internet do FB (que tem encontrado resistência na Índia) que podem restringir nossa voz.

Acho que posso resumir dizendo basicamente que concordo em linhas gerais com o artigo.

When tech giants such as Google and Uber hide their wealth from taxation, they make it harder for us to use technology to improve services

Source: Cheap cab ride? You must have missed Uber’s true cost | Evgeny Morozov | Opinion | The Guardian

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais