Uma vez, há bem uns 7 anos, me pediram para explicar “como manipular essas pessoas na Internet”. Foi, faz todo sentido, em um evento de marketing.

A resposta é bem simples: use as emoções pois pessoas não pensam bem emocionadas. No entanto desaconselhei pois o risco e as consequências da estratégia ser descoberta eram potencialmente irreparáveis.

Eu estava errado.

Vivemos a transição de uma realidade sólida para uma cultura fluida e isso gera uma enorme insegurança: nossa evolução favoreceu a visão do mundo como algo estável. Os imprevistos eram orquestrados por Deuses, nunca pelo acaso.

Em cada um de nós existe um anseio por sentir um chão sólido sob nossos pés e pessoas como Trump e Kanye se colocam como materializações das certezas, do conservadorismo.

É uma estratégia de marketing que pode sim ter grande sucesso em “manipular as pessoas da Internet”.

Será interessante observar o desenvolvimento das histórias desses dois homens (e de outros parecidos que temos no Brasil). Interessante e perturbador.

Donald Trump and Kanye West have dominated headlines this year. Here’s how they did it (and continue to do it, every day…

Source: How Trump and Kanye Are Hacking the Media — Life Learning — Medium

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais