A Suite Quebra Nozes tem mais de 116 anos.

Pense um pouco nisso…

A história da menina que ganha um soldadinho que quebra nozes entre seus dentes, é quebrado por seu primo em um acesso de inveja e o sonho que ela tem ao adormecer na sala escura e sinistra da grande casa do seu tio foi escrita antes das mulheres terem plenos direitos à humanidade, quando acreditávamos que havia raças de humanos e umas eram melhores e outras piores. O que uma história assim tem a nos dizer hoje? O que um balé clássico tem a nos dizer hoje?

Digo para perguntar aos olhinhos compenetrados das diversas crianças com menos de seis anos que vi ontem assistindo o espetáculo oferecido pelo Rio Sul até o dia 17 de dezembro.

Está de parabéns o Rio Sul que decidiu resgatar um pouco da arte do passado em tempos de memesfera, digitosfera, blogosfera, blogolândias, microblogs, contravenções contemporâneas na arte, na dança, na música e até em instituções centenárias como a escola ou milenares como as tradições religiosas. Eles poderiam trazer o Papai Noel de sunga e várias moças em uma coreografia contemporânea que exaltasse o consumo. Ainda bem que não fizeram!

Raramente assisto dança clássica, isso é território da minha esposa (Cláudia Belhassof), responsável por termos sido convidados para a pré-estréia do balé. Apesar disso a beleza e harmonia de um balé clássico sempre me tocam profundamente.

Para que o espetáculo não ficasse muito longo decidiram começar já pelo sonho da Clara logo após a guerra com os ratos, entretanto as mais belas coreografias estão todas lá e executadas com perfeição. O restante da história pode ser visto na exposição que está do lado de fora.

A propósito, antes de assistir o espetáculo confira a exposição que conta a história e apresenta lindas maquetes com marionetes. Isso garantirá que você entenda perfeitamente o balé.

Talvez você duvide da minha máxima de que “A arte é o ar que a consciência respira”, mas vá lá um dia desses e olhe o brilho nos olhos das crianças que saem do espetáculo! Tenho quase certeza que você decedirá ir e levar também seus filhos ou sobrinhos!

Para obter os ingressos você precisa juntar R$1.200 em compras feitas no Rio Sul conforme o regulamento.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais