clique-doe-vakinhaO Twestival é um evento para reunir pessoas que se comunicam pelo Twitter e, como surgiu na Inglaterra, um país com forte tradição em ação social, aproveita-se para ajudar alguma instituição.

No Rio de Janeiro a instituição escolhida foi a Sociedade Viva Cazuza, que dá lar e família para 22 crianças que, de outra forma, teriam poucas razões para crer na humanidade.

Esse tema pode parecer um pouco deslocado nesse blog, mas além de eu fazer parte da organização da edição carioca, as ações sociais em geral também mudarão caso estejamos de fato diante de uma nova forma de cultura.

É comum pensarmos que não adianta ajudar os outros pois essas sociedades existem por falta de eficiência do governo e que não cabe a nós assumir seu papel, mas…

Já não se trata de sustentar ações assistencialistas (coisa que entendo que a Sociedade Viva Cazuza não é), mas de passar para aquelas 22 crianças, e para todas as outras pessoas, a mensagem de que talvez a política e os jogos de poder das corporações sejam uma vergonha para a humanidade, mas nós, indivíduos não somos uma vergonha e nem somos mais indivíduos isolados.

Ao nos organizarmos via Twitter, Orkut, Facebook, blogs e outras redes sociais mostramos nosso poder.

Ao usar esse poder para ajudar um pequeno grupo de 22 crianças estamos mostrando que, mais que poder, temos compaixão.

Espero que essa mobilização ajude também a mobilizar autoridades ou setores da sociedade carioca que se interessem em ajudar a manter o lar dessas crianças.

Outras cidades brasileiras estão criando suas próprias versões do evento e ajudarão outras entidades (retirado do Twitcast):

Outros posts sobre o Twestival RJ:

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais