Imagem: Um telégrafo antigo – Blog kaspersky

Tenho a impressão de que a brincadeira no título não ficará clara, é uma referência ao Super Homem hehehe!

Antes de mais nada, por que falar em programas de mensagem instantânea, os mensageiros instantâneos como alguns dizem? Não é só usar o Whatsapp?

Bem, de certa forma somos todos obrigados a usar o zap zap (estou trabalhado no uso de palavras feias hoje, mas não fui eu que inventei!) já que parece que todos, da bisa de mais de cem anos até o bebê de colo tem conta lá. Atualmente está em torno de 80% o grau de adesão no Brasil.

No entanto você pode (e deve) querer saber até onde suas conversas são seguras e se tem outros aplicativos mais seguros que você possa ou até precise usar com um grupo de contatos mais críticos. Como sócios em uma Startup concorrente do Facebook, dono do Whatsapp, hehehe! Ou até mesmo para ter um plano B em caso de bloqueio do serviço, algo que já foi moda no Brasil até poucos meses.

Além disso há programas de mensagem instantânea com recursos que o Whatsapp não tem e podem ser necessários para você.

Vamos separar por tópicos em vez de por programas. Creio que assim ficará mais fácil para você fazer suas escolha.

Populares

Somente o Viber e o Duo fazem chamadas de vídeo e o Whatsapp faz chamadas telefônicas. Os demais são basicamente para texto, som, imagens e vídeos gravados.

Segurança

Apesar do alarde recente por causa do Vault 7 (lote de informações liberadas pela Wikileaks falando sobre a capacidade da CIA de espionar praticamente tudo) o que houve de verdade é que os sistemas operacionais foram invadidos, ou seja, antes do Android ou iOS passarem o vídeo, imagem ou texto para o programa de mensagens a CIA era capaz de interceptar. Se você mantém seu sistema atualizado ele já deve estar seguro.

Atualmente praticamente todos os programas de mensagens oferecem toda segurança que uma pessoa normal pode precisar, mas se você tiver preocupações extra pode buscar no Google respostas para as seguintes perguntas:

  • As mensagens são guardadas criptografadas no servidor?
  • A empresa revela dados dos usuários como quem se comunicou com quem se governos ou justiça a questionarem? Ela detém essas informações?
  • As mensagens são guardadas criptografadas no próprio celular?

Essas respostas podem mudar ao longo do tempo, por isso estão listadas aqui para que você possa fazer sua própria busca. Em geral os próprios sites dos aplicativos terão as respostas.

Atualmente o Whatsapp, por exemplo, só armazena as mensagens enquanto elas estão sendo transmitidas para todos os celulares destinatários (no caso de conversas em grupos) e depois são apagadas.

Já o Telegram mantém as mensagens em seus servidores, mas utiliza uma criptografia que, até o momento, garante o mesmo nível de segurança e até mais do que o Whatsapp (que registra quem falou com quem).

Provavelmente o maior grau de segurança que você pode obter é com a comunicação ponto a ponto (peer to peer) como a oferecida pelo Bleep.

Essa categoria de aplicativo definitivamente não é boa para a comunicação diária pois exige que os dois celulares estejam conectados à Internet para que a comunicação ocorra. As mensagens são enviadas diretamente de um celular a outro sem ficarem armazenadas em qualquer outro lugar além da memória do celular enquanto estiverem sendo transmitidas e lidas.

Seu uso pode ser crítico, por exemplo, para jornalistas em territórios sob controle de forças autoritárias.

O posicionamento de cada empresa em relação à segurança deve ser observado sempre com atenção.

O Whatsapp, por exemplo, fornece informações sobre os interesses dos seus usuários para o Facebook (o próprio Whatsapp ensina como desativar esse compartilhamento com o Facebook).

A estabilidade da empresa também é um ponto a considerar.

O Telegram, por exemplo, é desenvolvido por dois russos e mantido com os recursos financeiros da empresa de um deles, mas é sediado na Alemanha e acredito que é um serviço que deve se manter seguro e em operação.

Grupos

Todos já conhecemos os grupos do Whatsapp que permitem grupos de até 256 amigos e, se um amigo entra no grupo hoje não tem como acessar as mensagens antigas, o que pode ser bom…

Nesse quesito o Telegram reina absoluto com grupos de até 5 mil pessoas além de oferecer o recurso de “canal” sem limites.

Canais no entanto são uma comunicação de via única, ou seja os administradores podem publicar e os assinantes apenas podem ler. Você pode ver um exemplo acessando o canal do Meme de Carbono no Telegram. Eu o uso para replicar tudo que publico na página do Meme no Facebook.

A ferramenta é excelente por permitir o armazenamento de praticamente qualquer tipo de arquivo e manter tudo na nuvem, ou seja, se você entrar lá agora poderá ver tudo que já foi publicado lá. O recurso de busca é bem eficiente também.

A maioria dos outros programas nesse aspecto se assemelham ao Telegram.

Mensagens voláteis

São mensagens que você pode configurar o tempo para que sejam apagadas automaticamente. Elas estão disponíveis no Telegram e no Allo, por exemplo.

Pessoalmente uso bastante apenas para não armazenar ruído no celular. Digamos que queira apenas dizer: “Encontre comigo na frente do cinema X”. Não preciso guardar isso para sempre em meu celular. Então mando como mensagem volátil ajustada para 1h.

Messenger e Whatsapp por exemplo não oferecem esse recurso.

Perfumarias

Vou colocar aqui dois tipos de perfumarias:

Chatbots e elementos gráficos.

Os Chatbots tendem a se tornar comuns em praticamente todos os principais programas de mensagens instantâneas até porque são um bom modelo de negócios para gerar receitas.

Caso você não saiba o chatbot é uma inteligência artificial que te auxilia através de chat. São bem comuns no Telegram e no Allo. Podem ser usados, por exemplo, para inserir a ficha de um filme no papo ou a previsão do tempo. As possibilidades são vastas.

As perfumarias gráficas são, por exemplo, stickers que são como emoticons grandes e muitas vezes animados. Mais uma vez o Telegram e depois o Allo se destacam nesse ponto.

No caso do Allo é inclusive possível aumentar e diminuir o tamanho da fonte para causar impacto como:

O que você disse????

Minha sugestão

É possível que você teste vários desses aplicativos, ache um deles muito melhor que o Whatsapp e se torne uma pessoa amarga que quer fazer todos os amigos migrarem para o seu programa preferido.

Não seja essa pessoa! A diversidade é o combustível das mudanças e do nosso desenvolvimento!

Instale o aplicativo, use com algumas pessoas mais íntimas (é o que faço com o Allo), use para fazer algo legal pelos outros (é o que faço com o canal do Meme de Carbono no Telegram) e abrace a diversidade sem brigar com a tendência, também evolutiva e humana, de elegermos um ponto de convergência que nem sempre é o melhor, mais chique ou mais bonito.

Dúvidas comuns

  • Qual deixa menos lixo (imagens, vídeos) no celular? Provavelmente o Telegram que mantém praticamente tudo na nuvem, mas claro que os ponto-a-ponto e os que apagam as mensagens automaticamente não deixam nada.
  • Ter servidor de mensagens fora do aparelho? Essa é uma pergunta um pouco mais técnica que quer saber se as mensagens são armazenadas em um servidor. Somente os programas ponto a ponto (peer to peer) não armazenam nada fora do aparelho.Todos os outros (Telegram, Messenger, Signal, Allo, Whatsapp) tem servidores fora do aparelho. Praticamente todos criptografam as mensagem tanto no trajeto do aparelho até o repositório de mensagens, quando no próprio repositório. Alguns fazem isso de forma que apenas os celulares envolvidos na comunicação sejam capazes de descriptografar (caso do Whatsapp e do Telegram) e portanto não podem entregar esse conteúdo para o governo nem que sejam notificados judicialmente.
  • Tem mesmo o tal furo de segurança? Essa pergunta deve se referir ao Vault 7 liberado pela Wikileaks que demonstra que a CIA foi capaz de invadir praticamente todos os programas de mensagem intantânea (além de smartTVs e alguns modelos de carros). Na verdade eles invadiram os sistemas operacionais (Android, iOS…) e interceptavam o que era digitado antes do sistema passar o texto para os programas de mensgens. O mesmo para vídeos e fotos.
  • Permite a transferência de documentos? O mais completo nesse quesito é o Telegram que permite a transmissão e armazenamento de praticamente qualquer tipo de arquivo como PDF e epub, mas a maioria deles suporta pelo menos imagens e vídeos.

Pin It on Pinterest

Share This

Compartilhe!

Mande para suas redes sociais